• Newsletter

  • Boletim informativo de LACNIC para a comunidade da Internet

LACNIC

Feed
Cambiar tamaño de fuente:

27/04/2017

LACNIC: 15 anos construindo comunidade

Por Oscar Robles, CEO de LACNIC.

LACNIC nasce com o objetivo de administrar os recursos de numeração para a região, e por meio desta gestão, desde 2002 LACNIC tem contribuído para a construção de uma comunidade regional que trabalha para o desenvolvimento da Internet, promovendo e defendendo os interesses múltiplos e diversos de cada um dos vários grupos que a compõem.

Ao longo desses 15 anos e de maneira constante, a comunidade tem apoiado a definição das políticas dos serviços de LACNIC, o modelo de participação aberta que representa nossa filosofia de trabalho colaborativo.

Além disso, essa mesma comunidade tem trabalhado na construção dos diferentes espaços de participação e diálogo criados para ouvir e aprender com os outros, e todos eles liderados pelo trabalho voluntário de grande parte da comunidade. Alguns desses exemplos são os fóruns técnicos como LACSEC, FLIP6 e Fórum de Interconexão, esforços que vivem e se desenvolvem em nossas diferentes instâncias de diálogo permanente como as listas de discussão, os webinars e inúmeras atividades de formação.

Ao mesmo tempo LACNIC dedicou importantes esforços para consolidar um espaço de interação e colaboração de múltiplas organizações na região que trabalham desde sua área de interesse específico na construção de uma melhor Internet. Para isso temos espaços designados na Casa da Internet da América Latina e o Caribe, nossa sede, para a Rede Clara, LACTLD, Asiet, eCOMLAC, ISOC, ICANN, LAC-IX e ALAI, favorecendo a colaboração e o diálogo contínuo entre as diversas equipes de trabalho destas organizações.

Conforme com os tempos, e desde o surgimento do Fórum Global sobre Governança da Internet (IGF), LACNIC tem apoiado de maneira contínua o desenvolvimento do modelo de múltiplas partes interessadas para a governança da Internet através de iniciativas como LACIGF, do qual se mantém como secretariado, bem como com o apoio de múltiplas instâncias nacionais que usam este modelo de participação local.

Desta vez, LACNIC quer colocar especial ênfase no trabalho da comunidade como uma força motriz no processo de fortalecimento de uma Internet aberta, estável e segura. A nossa comunidade tem sido um ator fundamental na construção do modelo colaborativo da Internet, definindo políticas para os recursos da região através da multiplicidade de vozes em processos de participação públicos, abertos e transparentes.

O que é comunidade de LACNIC?

A comunidade de LACNIC refere à totalidade da comunidade da Internet da região, e incorpora plenamente o conceito de múltiplas partes interessadas e processos abertos de baixo para cima. Qualquer pessoa interessada está habilitada a participar nas nossas listas de discussão http://www.lacnic.net/pt/web/lacnic/lista-de-discusion, nas nossas reuniões http://www.lacnic.net/pt/web/eventos/inicio e no nosso processo de desenvolvimento de políticas http://www.lacnic.net/pt/web/lacnic/politicas

Além dos esforços acima mencionados, LACNIC ajuda a sua comunidade de diferentes formas, que vão desde defender iniciativas especiais para fortalecer e estimular o trabalho ao serviço do desenvolvimento da Internet e da sociedade da informação em nossa região até o desenvolvimento das capacidades técnicas   http://campus.lacnic.net/

A comunidade de LACNIC abrange uma área geográfica de uma diversidade excepcional, com territórios na América Central, América do Sul e o Caribe. Seus membros celebram a unidade na diversidade, já que trabalham em prol do desenvolvimento mais inclusivo possível de uma Internet aberta, estável e segura.

Acreditamos que estamos indo pelo caminho certo, e que com o apoio da comunidade continuaremos gerando espaços mais ricos e substantivos que ajudem a construir uma Internet melhor e, em última instância, a ter melhores sociedades, o que deveria ser a última finalidade da tecnologia.

Com esse espírito é que convidamos vocês a somar-se aos 15 anos de LACNIC.