• Newsletter

  • Boletim informativo de LACNIC para a comunidade da Internet

LACNIC

Feed
Cambiar tamaño de fuente:

23/12/2015

CRONOGRAMA 2015

Robles assume como CEO (janeiro)

O engenheiro mexicano Oscar Robles assumiu em janeiro como novo CEO de LACNIC. Robles foi eleito pela Diretoria de LACNIC para ocupar esse cargo após um processo minucioso e profundo.

Relatório do WARP (fevereiro)

O centro para a gestão de resposta a incidentes em segurança informática -WARP- criado por LACNIC oferece seu primeiro relatório sobre a gestão de problemas na região.  Os relatórios de SPAM ocupam os primeiros lugares de preocupação da equipe coordenadora de LACNIC.

Primeiro curso do Campus on-line (fevereiro)

O Centro de Capacitações de LACNIC lança seu primeiro curso introdutório do IPV6, uma proposta gratuita desenvolvida na modalidade virtual através de módulos que os participantes completam segundo seus ritmos e tempos.

“Garantir a transparência” (maio)

Durante sua reunião em Lima, LACNIC advoga por fazer público o projeto de Acordo de Nível de Serviço do CRISP (Consolidated RIR IANA Stewardship Proposal Team) apenas for completado “com fidelidade aos Princípios do CRISP”. A Diretoria de LACNIC pede “garantir a transparência e o processo de baixo para acima seguido até agora por LACNIC, um dos RIR que participam na proposta armada pelo CRISP”.

Amparo na Costa Rica, Paraguai e Cuba

O projeto AMPARO de LACNIC realiza oficinas de formação em segurança informática na Costa Rica, Paraguai e Cuba para capacitar representantes de organizações e empresas públicas e privadas dos países da região. Os participantes recebem treinamento de instrutores especialistas no gerenciamento de informações sensíveis na Internet e a gestão de incidentes.

Presença destacada no LACNIC 23 (maio)

No mês de maio, Lima é sede de um dos encontros anuais da comunidade de LACNIC de maior sucesso nos últimos anos. Entre os mais de 500 participantes dessa reunião merece destaque a presença do presidente e CEO da ICANN, Fadi Chehadé, em sua primeira intervenção em eventos de um Registro Regional da Internet.

Sistema de eleições (maio)

É apresentado o novo sistema eletrônico de votação para a assembléia de membros de LACNIC. Posteriormente é realizada uma pesquisa de satisfação entre 111 organizações participantes obtendo um resultado que indica um alto nível de satisfação com o sistema.

Metodologia Testing v6 (junho)

LACNIC apresenta Testing v6, uma metodologia para comprovar a compatibilidade dos sistemas e equipamentos operando sobre o protocolo IP versão 6 da Internet. O serviço está pensado para apoiar às organizações e empresas durante o processo de adequação de seus sistemas informáticos na migração do IPv4 para o IPv6.

Processo de Desenvolvimento de Políticas

A área de políticas de LACNIC impulsiona uma série de melhorias no Processo de Desenvolvimento de Políticas (PDP). Entre as iniciativas estão as guias de políticas, um espaço no site com vídeos práticos, a visualização gráfica das opiniões sobre uma proposta durante seu período de discussão e apresentações à distância dos autores das propostas.

Políticas apresentadas e implementadas

Neste ano foram apresentadas seis propostas de alteração de políticas, bem como implementadas cinco políticas impulsionadas e aprovadas pela comunidade de LACNIC. As políticas implementadas foram a alteração do texto de requisitos para alocação de ASN, a atualização do Processo de Desenvolvimento de Políticas, a alteração do alcance da fase 2 de esgotamento do IPv4, prazo para a recuperação de recursos e a mudança para 3 anos do prazo mínimo para a transferência de blocos de acordo com a seção 2.3.2.18.

TICAL, um espaço de conhecimento (julho)

A comunidade científica e educativa da Internet da América Latina e o Caribe se reúne em junho em Viña del Mar na conferência TICAL 2015, um espaço de troca de conhecimento de Tecnologias da Informação das universidades da América Latina.

Exemplo destacado: Casa da Internet (junho)

A Casa da Internet de América Latina e o Caribe, sede de LACNIC, é destacada como espaço único no mundo e exemplo de sinergia entre organizações da Internet durante a sessão de abertura de ICANN 53 realizada em Buenos Aires (Argentina) em junho.

Dia da Internet (maio)

A Casa da Internet de América Latina e o Caribe comemora em maio o Dia Mundial da Internet com uma relaxada reunião na sala de jantar da instituição. Participaram da atividade todas as organizações que estão na Casa.

Dia Mundial do IPv6 (junho)

Em 8 de junho é comemorado o Dia Mundial do IPv6 e LACNIC organiza em parceria com outras destacadas instituições da região uma conferência on-line para promover a implementação do IPv6 na América Latina e o Caribe.

Visitas a associados

A área de clientes de LACNIC visita 35 membros de países que usualmente têm pouca participação nos eventos. Os países visitados foram o Paraguai, Bolívia, El Salvador, Honduras e Nicarágua.

Governança da Internet no México (agosto)

Cerca de 150 representantes da sociedade civil, governos, academias e organizações empresariais de uns 20 países da região reúnem em agosto no México no Fórum de Governança da Internet da América Latina e o Caribe (LACIGF).

Mudar as regras da Internet é simples (agosto)

Em agosto LACNIC organiza o webinar Mudar as regras da Internet é simples para promover uma maior participação da comunidade regional da Internet nas discussões políticas regionais que determinam o gerenciamento dos recursos da Internet. Foi apresentado um caso bem-sucedido na mudança de uma política de LACNIC protagonizado por Jorge Lam de Level 3.

On the move no Caribe

Durante a Cúpula TIC de Paramaribo em Belize (Suriname), aconteceu uma nova edição de LACNIC Caribbean on the move sob a forma de uma pista na Internet.

Relatório diagnóstico sobre o IPv6

LACNIC e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) finaliza o relatório “Implementação do IPv6 para o desenvolvimento sócio-econômico na América Latina e o Caribe”, uma pesquisa que abrange 10 países da região. Seus resultados vão ser apresentados em fevereiro.

Eleições da Diretoria (setembro)

A comunidade de LACNIC vota para escolher quatro cargos da Diretoria da organização entre 17 candidatos. Os sócios decidiram renovar a confiança a Hartmut Glaser (Brasil), Alejandro Guzman (Colômbia) e Rafael Ibarra (El Salvador) ao tempo que Gabriel Adonaylo (Argentina) resultou eleito pela primeira vez.

Prêmio Trajetória (agosto)

No marco do Fórum de Governança da Internet Regional (LACIGF), desenvolvido no México, é entregue o Prêmio Trajetória 2015 de LACNIC para Raúl Echeberría pela sua contribuição com o desenvolvimento da Internet na América Latina e o Caribe.

LACNIC 24 em Bogotá (setembro)

Cerca de 400 especialistas de destaque da Internet da América Latina e o Caribe se reúnem em Bogotá entre 28 de setembro e 2 de outubro para analisar a situação das Tecnologias da Informação (TIC) na região.

+ Raízes

Com a instalação no Uruguai de uma cópia do servidor raiz ‘F’ da Internet, o programa +Raízes de LACNIC atinge 17 cópias dos servidores de origem do sistema de nomes de domínio da Internet na região da América Latina e o Caribe.

13 anos e 5000 associados (outubro)

LACNIC comemora 13 anos de sua criação atingindo os 5.000 associados na América Latina e o Caribe, tendo incorporado desde seu último aniversário 1.000 novas organizações e empresas.

Campus Virtual LACNIC

O Campus virtual de LACNIC faz um ano depois de publicar cinco edições do curso do IPv6 básico, um do IPv6 avançado, um do TestingV6 e duas oficinas do Frida. Em 2015 se capacitaram cerca de 2.000 pessoas.

Mudança estrutura organizacional (outubro)

Buscando atender as expectativas de seus clientes e da comunidade regional da Internet, LACNIC modifica sua estrutura organizacional para enfrentar os desafios dos próximos anos. Ernesto Majó é nomeado Diretor Executivo Adjunto da organização para apoiar na coordenação transversal das diferentes áreas de LACNIC.

Assinam acordo Netnod (setembro)

Netnod e LACNIC assinam um memorando para a implementação de cópias do servidor de nome raiz “I” em toda a região de serviço de LACNIC. Hoje apenas há uma instância de servidores raiz “I” em toda a América Latina e o Caribe.

Grandes reconhecimentos (novembro)

Por quarto ano consecutivo LACNIC entre os melhores locais para trabalhar no Uruguai segundo o ranking elaborado pela consultora internacional Great Place to Work. DERES também reconhece a LACNIC por ter uma das melhores práticas de RSE em qualidade de vida no trabalho.

Premiados no IGF (novembro)

Uma delegação de LACNIC participa ativamente de várias sessões do Fórum de Governança da Internet realizado em João Pessoa (Brasil) de 10 a 13 de novembro. Também na reunião são premiadas duas iniciativas do programa FRIDA no marco da aliança Seed Alliance.

Visita de um dos “pais” da Internet (dezembro)

O americano Vint Cerf, considerado um dos pais da Internet e atual vice-presidente mundial do Google, visita a Casa da Internet da América Latina e o Caribe e ministra em LACNIC uma conferência magistral sobre ofuturo da Internet.