Abre chamada para o Prêmio Trajetória de LACNIC

28/02/2018

Abre chamada para o Prêmio Trajetória de LACNIC

LACNIC convida à comunidade a candidatar líderes do ecossistema da Internet, cujas contribuições tenham resultado fundamentais para o crescimento de uma Internet, aberta, estável e segura, para o Prêmio Trajetória 2018.

A chamada para premiar à pessoa mais proeminente deste ano vai ficar aberta até a segunda-feira 12 de março. Os interessados em nomear candidatos podem preencher um formulário com sua candidatura aqui: http://trayectoria.lacnic.net/?lang=pt-br

Desde a criação do Prêmio Trajetória em 2009, LACNIC outorgou essa distinção a 19 líderes de 13 países da região por seus permanentes esforços em promover o desenvolvimento da Internet na região.

Os vencedores foram de diferentes setores e perfis, incluindo ativistas da sociedade civil como Valeria Betancourt do Equador, empresários como Marcos Galperín da Argentina, pioneiros no desenvolvimento de programas de formação e recursos educacionais como o caribenho Bevil Wooding e, mais recentemente, responsáveis de agências do governo eletrônico como o uruguaio José Clastornik.

O Prêmio Trajetória é promovido a fim de encorajar e articular esforços colaborativos na região e reconhecer às pessoas que alcançaram conquistas significativas e se tornaram um exemplo para o resto da comunidade.

Valeria Betancourt, ativista na área das TIC para o desenvolvimento e justiça social, recebeu o prêmio em 2012 pelo seu apoio às organizações da sociedade civil no uso estratégico das Tecnologias da Informação e seu envolvimento nos processos de políticas a nível nacional, regional e mundial.

Por sua vez, Bevil Wooding, distinguido em 2013, desempenhou um papel de liderança na promoção das Tecnologias de Comunicação no Caribe, com ênfase especial no desenvolvimento de programas de formação e recursos educacionais para jovens e na criação de infraestrutura para uma região com muitas desigualdades.

O último a receber esta distinção outorgada por LACNIC foi José Clastornik, engenheiro uruguaio cuja gestão promoveu políticas e coordenou esforços para integrar as Tecnologias de Informação e  da Comunicação a nível da administração pública, facilitando a vida dos cidadãos.

Prêmio 2018. Serão particularmente consideradas contribuições nas áreas de governança da Internet, promoção do modelo colaborativo da Internet, desenvolvimento de capacidades técnicas, promoção do uso e desenvolvimento de padrões da Internet e impulso da economia digital na região da América Latina e o Caribe.

O júri do Prêmio Trajetória 2018 está formado por Ida Holz, Rodrigo de la Parra, Rafael Ibarra, Ben Petrazzini, Carolina Aguerre, Serby Wilson e Jesús Martínez. Os requisitos para nomear candidatos para o Prêmio Trajetória podem ser acessados no link a seguir: http://bit.ly/2GKm5MP