LACNIC Honeynet: Alerta de ataques em tempo real

23/08/2021

LACNIC Honeynet é uma iniciativa do LACNIC CSIRT para identificar, em primeira mão, os tipos mais frequentes de ataques de segurança na América Latina e Caribe.

Durante um webinar para associados, o LACNIC CSIRT apresentou os resultados do Honeynet.

Este projeto permite aos associados conhecer em primeira mão fazer inteligência sobre como os atacantes tentam violar os servidores e serviços das organizações da região.

Durante o webinar, Guillermo Pereyra, analista de segurança do CSIRT do LACNIC mostrou como o sistema permite visualizar os eventos de segurança em tempo real e conhecer o modus-operandi das tentativas de ataque que afetam os recursos das organizações da região.

Pereyra destacou que as informações coletadas precocemente sobre possíveis ameaças permitem que ações proativas sejam tomadas para mitigá-las.

 O projeto consiste em uma rede honeypots de interatividade média que visualiza os eventos de segurança em tempo real.

O sensor, disse Pereyra, atua de forma simples: simula ser um servidor real com configurações de segurança muito básicas justamente para ser objeto de interesse dos hackers.

As informações coletadas são compartilhadas com as organizações que possuem estes equipamentos instalados e são agregadas às estatísticas do CSIRT do LACNIC.

Convidamos vocês a se juntarem a esta iniciativa ingressando ao webinar desenvolvido especialmente para nossos associados cuja gravação lhes compartilhamos de forma exclusiva a continuação: https://www.lacnic.net/5439/3/lacnic/honeynet-do-lacnic—saiba-como-funcionam-os-ataques-de-seguranca-na-rede