Um olhar atento ao curso sobre IPv6 na AndinaLink

30/03/2022

<strong>Um olhar atento ao curso sobre IPv6 na AndinaLink</strong>

Por Alejandro Acosta – Coordenador de I+D do LACNIC

Tive a oportunidade de participar do evento da AndinaLink 2022 (Feira internacional de telecomunicações e tecnologias convergentes) realizado na Colômbia, e a honra de ser instrutor da oficina do IPv6. Essa reunião teve características muito especiais.

Primeiro, foi no evento da AndinaLink 2020 que realizamos o último curso presencial desse ano (back-2-back com WISP MX) antes da pandemia, e agora em 2022 resultou ser o primeiro evento oferecido na modalidade presencial.

Em segundo lugar, a participação ao curso superou amplamente as nossas expectativas, pois esperávamos apenas meia centena de participantes e finalmente tivemos a sala lotada com cento e vinte pessoas. A atividade teve tanto sucesso que foi preciso providenciar outra sala com transmissão via zoom, com lotação completa. E, finalmente, por primeira vez o LACNIC incluiu RouterOS (Mikrotik) no curso, oferecido pelo staff da organização.

Quais aspectos dos RouterOS foram trabalhados no curso?

Começamos o curso com os primeiros passos, tais como verificar o funcionamento das interfaces no equipamento e a instalação do pacote IPv6. Posteriormente foi construído um laboratório sobre GNS3, contendo 3 equipamentos Mikrotik conectados entre si (R1 — R2 — R3). Além disso, foi configurado o IPv6 nas diferentes interfaces loopback (bridge) e, finalmente, por solicitação dos alunos foi configurado BGP e foram anunciados uns poucos prefixos IPv6.

O que este curso e este evento têm de relevante?

Há muitos anos que o LACNIC oferece cursos de IPv6 em toda a região e em todos os nossos eventos. No entanto, nesta oportunidade, por primeira vez, um integrante do staff do LACNIC ministrou cursos sobre Mikrotik, o que implicou semanas de estudos, montagem de laboratório e práticas.

Feedback da audiência

Os comentários que recebemos dos participantes foram muito positivos. Acreditamos que a realização do treinamento numa plataforma amplamente conhecida resultou muito fácil para acompanhar, interagir, fazer perguntas e, ao mesmo tempo, experimentar coisas diferentes que poderiam ir além do curso.

Durante a jornada foram recebidos comentários e perguntas, isso mostra que houve um seguimento minucioso da audiência. Depois recebemos consultas de ao menos 25 pessoas via correio eletrônico.

Por que Mikrotik?

O LACNIC é e continuará sendo agnóstico ao fabricante. Nossos cursos e oficinas sempre estiveram focados em tópicos sobre os padrões e o funcionamento do protocolo. Os cursos que oferecemos podem ser realizados sobre qualquer fabricante. Nesta oportunidade o curso oferecido foi sobre Mikrotik, por pedido de muitos associados e da comunidade.

Por que não foi realizado antes?

Pela mesma razão de que os nossos cursos correspondiam a padrões, eram oferecidos conforme a destreza do instrutor.

E os outros fabricantes?

Queremos falar com todos! O LACNIC aproximou-se a vários fabricantes e a diferentes empresas, ministrando oficinas, reuniões e webinar com muitos deles. Estamos abertos para receber propostas de outros fabricantes e poder realizar atividades em conjunto.

Orientações

O Lacnic orienta a continuar fomentando a implementação do IPv6 em uma Internet aberta e estável, sem esquecer os aspectos de segurança. Continuaremos oferecendo cursos sobre diferentes fabricantes, enfatizando os mais importantes da região. Mikrotik resultou ser um fabricante com muita implementação que devemos ter na mira para a maioria de nossos treinamentos.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments