Internet mudou a sua tecnologia

21/06/2012

IPv4 atinge o limite de sua capacidade. Entra no jogo o IPv6, uma plataforma maior e mais segura

Finalmente chegou. O dia 6 de junho de 2012 vai entrar para a história como o dia em que a Internet mudou para sempre e começou a usar de forma massiva o IPv6, uma tecnologia que permite aumentar para 340 sextilhões a quantidade de dispositivos conectados em forma simultânea à Internet..

O Lançamento Mundial do IPv6 (World IPv6 Launch, http://www.worldipv6launch.org/) consistiu no maior esforço global para habilitar a nova tecnologia da rede. Desde esse dia milhares de sites oferecem seu conteúdo e podem ser acessados através do protocolo IPv6. As principais organizações e companhias da Internet do mundo todo (provedores de acesso, provedores de serviços, fabricantes de hardware, sistemas operacionais e de equipamentos para redes domésticas) envolveram-se na iniciativa e começaram a usar o novo protocolo da Internet, que aumenta os números IP (Internet Protocol) para vários bilhões, superando os 4 bilhões quase esgotados de IPv4.

A implementação global do IPv6 como sucessor do atual protocolo da Internet (IPv4) é fundamental para o crescimento contínuo da Internet como uma plataforma para a inovação e desenvolvimento econômico.

Desde o início, o LACNIC tem acompanhado esse esforço global e tem promovido ações na América Latina e o Caribe para que sejam tomadas medidas a nível público e privado e assim atingir uma efetiva adoção do IPv6, entre outras, através da capacitação de 6000 técnicos da região.

A rápida implementação do IPv6 na América Latina e o Caribe é fundamental para o crescimento da Internet e para conectar os 120 milhões de novos usuários esperados na região para os próximos três anos.

Hoje,  na América Latina e o Caribe, registram-se entre 15 e 20 milhões de endereços por ano, e restam menos de 60 milhões de endereços IP versão 4 disponíveis, fato que apenas permitiria aumentar 10% a penetração da Internet na região, disse Arturo Servín, gerente da área técnica do LACNIC.

Por isso o IPv6 é chave não apenas para os novos serviços da Internet mas também para seu crescimento em quantidade de usuários conectados na América Latina e o Caribe. “Acredito que atingimos o ponto em que quem não adotar o IPv6 vai ficar atrás dos seus concorrentes, isso faz com que a mudança para o IPv6 seja tão urgente”, afirmou Servín que acredita que o novo protocolo “vai proporcionar ferramentas para a inovação da Internet”, inovação que “tem sido limitada pela falta de endereços”.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments