Estado atual da lista de espera para receber endereços IPv4

24/02/2022

Estado atual da lista de espera para receber endereços IPv4

Hoje, mais de 700 organizações da região estão na lista de espera para receber os endereços IPv4 que sejam devolvidos ao LACNIC.

A lista de espera foi criada em 19 de agosto de 2020 quando foi designado o último bloco disponível de endereços IPv4, visando gerar uma ordem entre as organizações que solicitam endereços IPv4. Para estar na lista, uma série de requisitos devem ser atendidos, incluindo ser associado do LACNIC e ter endereços IPv6 designados.

Os últimos associados em receberem endereços IPv4 do espaço recuperado tiveram que esperar 400 dias. Se a tendência atual de entrega de endereços IPv4 continuar, é provável que o tempo de espera dobre, disse o gerente de Serviços, Alfredo Verderosa.

É importante esclarecer que a espera depende, principalmente, do número de blocos IPv4 que sejam devolvidos ao LACNIC, por isso é muito difícil fazer uma previsão exata, acrescentou Verderosa.

No último ano e meio, o LACNIC recebeu um grande número de solicitações apesar do pouco espaço IPv4 para designar. “Os pedidos permaneceram em níveis de pré-esgotamento”, exprime Verderosa.

As 716 organizações que hoje estão na lista de espera solicitaram cerca de 600.000 IP. Desse total, espera-se que o LACNIC designe cerca de 65.792 IP nos próximos seis meses, ou seja, 10,9% do total solicitado.

“Com base na tendência da lista de espera, estimamos que até maio deste ano ela cresça para 900 organizações”, concluiu Verderosa.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments