A fase de esgotamento do IPv4 é desencadeada

30/05/2014

A fase de esgotamento do IPv4 é desencadeada

A região da América Latina e o Caribe entrou no processo de esgotamento de seus endereços do Internet Protocol versão 4 (IPv4), o           que supõe uma mudança substancial na outorga desses recursos  e uma aceleração na transição para a versão 6 (IPv6) do Protocolo da Internet.

O estoque disponível de endereços IPv4 está chegando ao fim uma vez que o Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC) tem outorgado mais de 180 milhões de endereços na região desde sua criação em outubro de 2002. “Temos entrado no processo de esgotamento e ficam disponíveis cerca de 6 milhões”, disse o CEO de LACNIC, Raúl Echeberría. A data estimada do esgotamento final do IPv4 é 10 de junho, de acordo com o site do LACNIC.

A situação de LACNIC tem ativado uma nova política global que estabelece que a IANA, a organização que supervisiona a designação de números IP, deve realizar a primeira rodada de designações do pequeno espaço de endereços IPv4 que tinham sido devolvidos. Esse espaço deverá ser alocado em partes iguais entre os cinco Registros Regionais da Internet (RIR) do mundo.

LACNIC tem trabalhado durante esse tempo para garantir a disponibilidade de endereços na Internet perante o esgotamento do IPv4 e tem tomado as precauções necessárias para evitar um colapso com a migração para o novo sistema, o IPv6, que deve ser feita rapidamente pelo esgotamento dos prazos, apontou Carlos Martínez, Gerente da Área Técnica de LACNIC.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments