O desafio de uma das melhores universidades da América Latina para implementar IPv6

29/07/2021

O desafio de uma das melhores universidades da América Latina para implementar IPv6

A Universidade Estadual de Campinas (UniCAMP) de São Paulo, uma das três mais destacadas da América Latina e líder em patentes no Brasil, apresentou seu projeto vencedor do Desafio IPv6 do LACNIC, no âmbito do IPv6 Day webinar.

Henri Godoy, um dos líderes da iniciativa vencedora da UniCAMP, contou que a universidade –com cerca de 60 mil alunos- tem 10 anos de experiência com IPv6 desde que recebeu o primeiro bloco de endereços. Em 2011, a UniCAMP criou um grupo de trabalho para implementar em suas redes de dados este protocolo da Internet.

Durante este período, a universidade foi testando, paulatinamente, em suas unidades o protocolo IPv6, resultando uma “experiência muito interessante”, afirmou Godoy.

O projeto da UniCAMP incluiu a atualização de roteadores e um plano de endereçamento IPv6 com a implementação do protocolo em vários serviços. Contudo, foi utilizado diversos mecanismos de transição, dentre eles 464XLAT. A implementação incluiu VoIP, redes Wifi e monitoramento.

 Ivan Miguel, analista da UniCAMP e integrante da equipe que levou adiante o projeto, sinalizou que possuem 20 mil dispositivos de redes fixas e outros 30 mil de móveis na rede da universidade. A participação da comunidade técnica universitária ajudou muito na sensibilização sobre a importância do IPv6, desenvolvendo assim um plano estratégico do protocolo.

O desafio IPv6. Godoy expressou que a participação no Desafio IPv6 do LACNIC lhe deu a oportunidade de documentar todos os projetos em IPv6 que a UniCAMP tem na atualidade. “ Para nós foi uma oportunidade para avançar na implementação e no aprendizado do IPv6, contribuindo para o desenvolvimento da Internet”, afirmou o especialista.

Para concluir, Godoy agradeceu ao LACNIC, já que o desafio trouxe visibilidade para a Universidade e para a comunidade internacional, e ficou à disposição para ajudar outras instituições, compartilhando boas práticas e promovendo uma maior adoção do IPv6.

Atualmente a equipe é composta por Aurelio Couto Arruda, Eduardo Augusto Trettel, Henri Alves de Godoy, Ivan Miguel da Silva, Rachel de Carvalho Pascoalino, Rafael Arthur Gazzoni, Ricardo Bueno da Silva e Wesley Davi da Silva.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments