Lançamento Mundial do IPv6

21/06/2012

Lançamento Mundial do IPv6

Tráfego, testes e respostas com o IPv6

Durante o Lançamento Mundial do IPv6, o LACNIC organizou um painel técnico virtual com a participação de Christian O’Flaherty (Internet Society), Carlos Martinez (LACNIC) e Antonio  Moreiras (NIC.br) para compartilhar com a comunidade regional informações sobre a mudança para a nova rede IPv6.

Christian O’Flaherty abriu o fogo e contou que a bem-sucedida experiência de habilitar o IPv6 por um dia em 2011 por parte de grandes provedores de conteúdo, impulsionou a repetir a experiência, mas com a diferença que neste ano o IPv6 foi habilitado para sempre. Além disso, informou que desta vez foram convidados não apenas os provedores de conteúdos mas também os provedores de acesso (comprometidos a terem pelo menos 1% de seus usuários no IPv6) e os provedores de equipamentos de redes domésticas.

Mais rápido. Carlos Martínez, engenheiro de pesquisa e desenvolvimento do LACNIC, compartilhou algumas observações realizadas durante o dia. Disse que  alguns pontos de troca de tráfego (IXPs) mostraram aumentos consideráveis de tráfego em  IPv6. Detalhou um dos seus experimentos em que mediu o tempo de carregamento de algumas páginas de participantes tanto em IPv4 quanto em IPv6: nesse experimento observou que entre  30% e 40% dos sites responderam mais rápido em IPv6 que em IPv4. .

Finalmente Antonio Moreiras, do NIC.br, enfatizou na implementação do IPv6 no Brasil. Segundo Antonio, o Brasil pretende que para finais de 2013, a maioria dos ISPs bem como os provedores de conteúdo forneçam acesso em IPv6. Salientou o positivo das iniciativas como o Dia Mundial do IPv6 (World IPv6 Day), a Semana IPv6 na América Latina e o Lançamento Mundial do IPv6 (World IPv6 Launch) porque ajudam a dobrar o tráfego nativo em IPv6.

Cabe salientar que a transmissão ao vivo foi realizada tanto por IPv4 quanto por IPv6,  o que é um fato significativo já que, em geral,  os provedores de streaming ainda não tem adotado essa plataforma.

Mais de 200 pessoas se conectaram para seguir o painel on-line, 10% das mesmas o fizeram por IPv6.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments