IPv6 é mais estável e melhor do que há dez anos

30/06/2021

A versão 6 do protocolo da Internet (IPv6) é mais estável e melhor do que há dez anos, quando foi comemorado o primeiro IPv6 Day, afirmou Lee Howard, especialista internacional e principal speaker do webinar IPv6 Day organizado pelo LACNIC.

Em comemoração ao décimo aniversário do Dia Mundial do IPv6, o Registro Regional de Internet da América Latina e Caribe, organizou um encontro com destacados panelistas da região e do mundo sobre este protocolo da Internet.

Segundo Howard, nesta década as funções do IPv6 melhoraram e, ao mesmo tempo, o seu uso cresceu até alcançar entre 35% e 36% do tráfego no mundo todo, de acordo com a estatística do Google.

Howard destacou que a taxa de crescimento da Internet está associada com o aumento do uso do IPv6.

Comentou também que houve um aumento no acesso através do IPv6 quando os usuários se conectam através das redes residenciais ou dos seus celulares.

O especialista também destacou que nestes 10 anos de evolução do IPv6, a implementação resultou invisível para os usuários. Parece que a melhor experiência – acrescentou – está ocorrendo com o IPv6 porque o IPv4 ficou de back up.

Sinalizou que outra vantagem do IPv6 é a sua latência menor, em relação ao IPv4. “Todos os que medimos IPv6 e medimos a latência em relação à versão 4, falamos que o 6 é mais rápido”,  disse Howard.

Assegurou que a implementação é um investimento em relação ao aumento permanente do preço dos endereços IPv4, que alcançará o valor de 100 dólares por cada endereço para 2023. Com o IPv6, pelo contrário, “boa parte do custo consiste apenas em atualizar os sistemas e obter software à medida”, disse Howard.

A principal barreira até esse momento era não contar com conhecimento sobre o funcionamento do IPv6, o que mudou com o tempo, e agora com capacitação, como por exemplo a que o LACNIC oferece, dá para implementar. “Podemos fazer muito mais ainda”, afirmou Howard.

De acordo com o LACNIC, na América Latina e Caribe um de cada cinco usuários utiliza IPv6.