IPv6

A sétima edição do Desafio IPv6 está próxima

30/01/2020

O LACNIC anuncia, com grandes novidades, a chamada para interessados em participarem da sétima edição do Desafio IPv6, um desafio ideado para promover o uso deste protocolo na América Latina e o Caribe. O Desafio teve sua gênese no antigo Fórum da América Latina do IPv6 (hoje parte do Fórum Técnico do LACNIC) e foi impulsionado por Azael Fernández com o apoio da área de I+D do LACNIC.

O concurso é aberto para todas as organizações, ISP, redes universitárias ou governos da região, sejam ou não associados do LACNIC, bem como entidades ou instituições que ainda não usam ou oferecem serviços com o IPv6, mas tenham um projeto a ser desenvolvido durante o período de desafio.

As inscrições estarão abertas até 14 de fevereiro, quando a concorrência irá começar.

Os participantes deverão colocar iniciativas sobre planos para implementar o IPv6 (embora ainda não tenham usado ou oferecido) ou demonstrar implementações recentes de serviços com suporte IPv6, anunciou Alejandro Acosta, coordenador de I+D do LACNIC.

Neste ano, o vencedor será anunciado três semanas antes do evento LACNIC 33, a ser realizado de 4 a 8 de maio em Cali (Colômbia). Os vencedores serão selecionados por um comitê composto por Azael Fernández, Jorge Villa, Mariela Rocha, Nicolás Antoniello e Alejandro Acosta. Esse comitê avaliará os trabalhos de acordo com seu escopo, impacto e questões técnicas da implementação, como o desenvolvimento de software com suporte do IPv6, serviços e/ou aplicativos no modo “IPv6-only”, implementação de servidores com suporte IPv6 ou nos domínios e servidores em produção.

Os participantes deverão documentar o processo, gerar dois relatórios (um no início e outro no final do desafio) dos testes realizados e o status funcional dos serviços.

Também poderão elaborar um manual de boas práticas que ajude outras organizações da comunidade do LACNIC a replicarem esta experiência.

Se você tiver alguma dúvida ou pergunta, por favor consulte na seção de perguntas frequentes ou envie-as para o Comitê do Desafio IPv6 a: comite-reto-ipv6@lac.ipv6tf.org

Mais informações aqui.