Um hub do IETF em Montevidéu

28/03/2017

A área de Engenharia e Desenvolvimento (I+D) de LACNIC impulsiona um hub à distância do grupo mundial de engenheiros e profissionais que acorda os aspectos técnicos do funcionamento (IETF, por suas siglas em inglês).

Durante o IETF 98, realizado em Chicago, a Casa da Internet em Montevidéu recebe engenheiros e estudantes de engenharia para seguir ao vivo as sessões do encontro que está sendo desenvolvido nos Estados Unidos.

“O objetivo é informar a todas as pessoas da região acerca das questões que estão sendo discutidas no âmbito do IETF e promover a participação de colegas no IETF da região”, disse Nicolás Fiumarelli, engenheiro da área I+D de LACNIC.

A ideia é que os convidados à Casa da Internet se registrem como participantes do IETF  e sigam coletivamente pelo menos duas das sessões de Chicago.

“Além da possibilidade de interagir com pessoas dos Estados Unidos, queremos incentivar a discussão entre os participantes que vierem à sede de LACNIC”, afirmou Fiumarelli.

Há duas sessões do IETF 98 que estão programadas para serem seguidas.   A primeira do Grupo de Trabalho Thing-to-thing-rg em 27 de março (das 14:30 às 17:00 horas do Uruguai) na que serão discutidos assuntos sobre padronização no IETF, que irão permitir a implementação da Internet das Coisas (IoT) no mundo real, levando em conta limitações como a falta de recursos e a interação entre diferentes provedores.

Antes desta primeira reunião no hub local, Fiumarelli e Gerardo Rada –também engenheiro de software de LACNIC- vão fazer uma breve introdução sobre o IETF, os grupos de trabalho e a participação no IETF na América Latina e o Caribe.

A segunda sessão que poderá ser acompanhada ao vivo desde a Casa da Internet será o Plenário Técnico, Administrativo e Operacional IETF 98 em 29 de março (das 17:00 às 20:30 horas do Uruguai) com painéis de especialistas em questões de interesse para muitas áreas e grupos de trabalho (WG); e um relatório dos avanços, anúncios importantes e reuniões futuras. “As plenárias são um bom momento para entrar no mundo do IETF”, comentou Fiumarelli.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail