• Newsletter

  • Boletim informativo de LACNIC para a comunidade da Internet

Investigação

Feed
Cambiar tamaño de fuente:

30/06/2016

Projetos inovadores: Falando com Julis e Roteador Livre

Uma solução tecnológica colombiana para pessoas com dificuldades e um projeto argentino para levar conectividade digital a redes comunitárias através de roteadores livres, resultaram selecionados para receber apoios financeiros por US$ 40 mil cada um na chamada para Escalamentos FRIDA 2016.

O Comitê de Seleção do Fundo Regional para a Inovação Digital na América Latina e o Caribe (FRIDA) determinou apoiar os projetos Falando com Julis (Colômbia) e Roteador Livre de Altermundi (Argentina) para potencializar esses empreendimentos sociais e ganhar escala replicando soluções tecnológicas bem-sucedidas.

Falando com Julis Criada por uma família colombiana para enfrentar uma necessidade pessoal, Falando com Julis (HCJ) é uma plataforma digital para pessoas com dificuldades para falar, ler e escrever. Nasceu para que Julis, uma jovem de 24 anos que apresenta uma deficiência que não lhe permite falar, pudesse se comunicar. (confira em: http://comunidad.socialab.com/ideas/ver/19298)

A solução HCJ permite que qualquer pessoa possa se comunicar, melhorar a pronúncia, aprender a ler e a escrever em períodos de tempo curtos. Ele funciona para pessoas com dificuldades de fala, síndrome de Down, autismo, paralisia cerebral, sob condições de analfabetismo e pessoas que por alguma doença perderam a capacidade de falar.

Resultou eleita como a Inovação Social do Ano por MIT Technology Review e superou os 5.000 usuários na América Latina com excelentes resultados.

Roteador Livre. A Associação Civil Altermundi (Argentina) criou um modelo para levar Internet a áreas e povoados onde não há serviço comercial, com um sistema gerenciado pelos próprios beneficiários. Trata-se de um sistema de serviço de comunicações facilmente replicável por pessoas sem conhecimentos específicos em regiões digitalmente excluídas.

Altermundi impulsiona redes comunitárias da Internet a partir da modificação de roteadores oferecidos no mercado, que são modificados à medida das necessidades específicas de cada rede. Com seu projeto Roteador Livre pretende-se desenhar e produzir roteadores sem fio multirádio de alto rendimento para as necessidades das redes comunitárias.

Veja http://comunidad.socialab.com/ideas/ver/19918

Os dois projetos selecionados também serão beneficiados com outros US$ 10 mil adicionais para atividades de fortalecimento institucional e desenvolvimento de capacidades.

FRIDA é o Fundo Regional para a Inovação Digital na América Latina e o Caribe. É uma iniciativa de LACNIC e conta com o apoio do Centro de Pesquisa de Desenvolvimento Internacional da Cooperação Canadense (IDRC) e da Internet Society.