Prêmios FRIDA para o México e Trinidad e Tobago

30/06/2016

Prêmios FRIDA para o México e Trinidad e Tobago

O Fundo Regional para a Inovação Digital na América Latina e o Caribe distinguiu dois projetos  os Prêmios FRIDA 2016 reconhecendo práticas inovadoras que contribuíram para o desenvolvimento social e econômico da região.

Nesta edição resultaram premiadas as iniciativas AgriNeTT da Universidade de West Indies (Trinidad e Tobago) e Mexicoleaks (México).

No caso de AgriNeTT trata-se de um projeto da Universidade de West Indies de Trinidad e Tobago que incorpora as TIC na área agrícola desse país caribenho.

O projeto promove o uso de ferramentas digitais na comunidade de produtores e instituições agrícolas para ajudar a conduzir o crescimento econômico do sector agrícola e aumentar a sua competitividade. AgriNeTT visa melhorar a produtividade agrícola e os rendimentos dos pequenos produtores, particularmente das mulheres, jovens e famílias de produtores.

A equipe de AgriNeTT desenvolveu plataformas de Open Data com múltiplos aplicativos web e móveis: Agrigastos, uma ferramenta de gestão financeira para unidades produtivas; AgriPrecio, que fornece informações atualizadas sobre preços de mercado; AgriMapas, um aplicativo sobre a adequação dos solos que recomenda as culturas adequadas para os diferentes tipos de terras; e AgriDiagnostico, um sistema de diagnóstico de pragas.

Mexicoleaks do México foi o outro vencedor do Prêmio FRIDA 2016.  Trata-se de uma plataforma independente de denúncia cidadã e transparência, ao serviço da sociedade mexicana para revelar informações de interesse público. Méxicoleaks é uma aliança da mídia e várias ONG que colaboram com o objetivo de que o México seja um país mais democrático através de uma plataforma tecnológica para filtrar dados de forma segura e anônima.

Desde sua criação, os aliados por trás da Méxicoleaks publicaram 27 reportagens a partir de 13 leaks, tornando públicas informações sobre o desfalque no sistema de créditos imobiliários do estado, e a destruição em massa e sistemática de ruínas pré-hispânicas, entre outros casos de corrupção.

FRIDA é o Fundo Regional para a Inovação Digital na América Latina e o Caribe. É uma iniciativa de LACNIC e conta com o apoio do Centro de Pesquisa de Desenvolvimento Internacional da Cooperação Canadense (IDRC) e da Internet Society.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments