Investigação

Pesquisa sobre a conectividade entre os países da América Latina e Caribe

28/01/2021

O engenheiro de software Agustín Formoso, sob a coordenação do LACNIC, levou adiante um estudo sobre as características da interconexão de redes na Internet na América Latina e Caribe, durante o ano 2020.

O trabalho, que se enquadra dentro do projeto Fortalecimento de Infraestrutura da Internet Regional, teve por objetivo fornecer informação às operadoras de Internet para suas estratégias de crescimento e comparar os resultados da latência nos países da região em relação a trabalhos semelhantes desenvolvidos pelo LACNIC nos anos 2016 e 2017.

O estudo mostra medições de conectividade em toda a região, contando com a colaboração de muitos atores nos territórios de abrangência do LACNIC. A pesquisa estendeu-se de setembro a novembro e foram realizadas 13.000 medições em 26 países, com destino a 25 países. Por sua vez, essas 13.000 medições provieram de 232 sistemas autônomos diferentes.

Em relação ao estudo de 2017, o último trabalho mostrou melhoras sensíveis nas medições de um grupo importante de países (entre os quais se encontram os mais populosos da região), bem como progressos no subconjunto de redes (sistemas autônomos).

Convidamos vocês a lerem e analisarem os resultados da pesquisa aqui.