LACNIC apresenta Inforedes: a única janela de dados abertos de recursos da internet.

30/09/2019

LACNIC, em cooperação com o RIPE NCC, desenvolveu Inforedes (https://inforedes.labs.lacnic.net/), uma plataforma para busca de dados e informações de recursos da Internet na região e no mundo.

A ferramenta foi apresentada durante o LACNIC 32 no Panamá e estará disponível para toda a comunidade da Internet da América Latina e o Caribe.

Inforedes é produto da colaboração e trabalho conjunto da área de Tecnologia do LACNIC e uma equipe técnica do RIPE NCC composta por Christian Teuschel e Agustín Formoso.

A nova ferramenta web do LACNIC vai fornecer, através de uma única interface, dados sobre o espaço de endereços IP, números de sistema autônomo (ASN) e informações relacionadas a nomes de host, whois, status do roteamento e histórico das organizações da região e do mundo.

Aproveitando a infraestrutura e experiência do RIPEstat (o portal de dados abertos do RIPE NCC), este serviço terá diversas fontes de informação (cerca de 25), como bancos de dados de registro de outros RIRs, medições de desempenho da Internet e o Serviço de Informações de roteamento do RIPE NCC e RIPE Atlas.

“Conterá informações rápidas e visuais sobre o comportamento da rede”, disse Christian Teuschel, um dos desenvolvedores da iniciativa.

A estreita colaboração entre as equipes do LACNIC e RIPE NCC facilitou o processo de trabalho e desenvolvimento desta plataforma, hospedada na região (São Paulo) para um acesso mais rápido e navegação mais fluida.

“A protagonista da Inforedes será a barra de pesquisa. Ela convida para digitar, um sistema autônomo, um prefixo, para obter as informações necessárias”, disse Agustín Formoso, engenheiro de software da equipe I+D do RIPE NCC.

A interface da web da Inforedes apresentará as informações agrupadas por seções, por meio de visualizações interativas chamadas widgets, que também poderão ser inseridas em qualquer outro site. “O objetivo é fornecer informações úteis à comunidade do LACNIC com uma janela para múltiplos conjuntos de dados”, garantiu Carlos Martínez, gerente de Tecnologia do LACNIC.

Qualquer associado do LACNIC poderá acessar os dados disponíveis na Inforedes, beneficiando assim à comunidade técnica da região na otimização de seus processos e na tomada de decisões com base em informações confiáveis.

A plataforma estará disponível em breve nos três idiomas do LACNIC (inglês, português e espanhol).

 

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail