Instalação de sondas para contribuir na medição da Internet na LAC

30/11/2021

Nos dias 3 e 16 de novembro foi realizado um deployathon de software sensores (em inglês probes) do RIPE Atlas, para o México e a Bolívia, organizado pela Asociación Nacional de Universidades e Instituciones de Educación Superior (ANUIES) através do seu Comitê ANUIES-TIC, e o Réseaux IP Européens Network Coordination Centre (RIPE NCC).

RIPE Atlas é uma das plataformas de medição de parâmetros de rede de Internet mais implementada a nível mundial, que põe à disposição recursos para realizar medições de redes. RIPE NCC, o registro para a Europa, Oriente Médio e partes da Ásia Central, é o encarregado de levar adiante este projeto, com a colaboração do LACNIC para a região da América Latina e Caribe.

O deployathon surge como iniciativa para a promoção da instalação de mais sensores em nossa região, e dessa forma gerar uma maior cobertura com o intuito de obter melhor informação sobre a Internet na América Latina e Caribe.

Mais de 90 pessoas – operadores de redes, acadêmicos, pesquisadores e estudantes interessados em contribuir na medição da Internet – participaram da atividade onde foram treinados para a implementação deste dispositivo de RIPE Atlas e informados sobre os requisitos para a instalação do software,  

Antes os probes eram pequenos medidores que eram entregues em eventos presenciais. Perante a emergência sanitária e as dificuldades de traslado, desenvolveu-se este software virtual para substituir os dispositivos físicos.

Se bem os softwares melhoram o acesso, requerem de maiores conhecimentos técnicos para a sua instalação, razão pela qual o anterior deployathon contou com uma oficina específica de implementação. 

Este encontro permitiu a instalação de 18 sondas: sete na Bolívia, oito no México, e uma no Paraguai, Costa Rica e Guatemala, respectivamente. Isto se traduz em maior volume de informação e melhor análise da Internet na América Latina e Caribe.

México pré Deployathon

México pós Deployathon

​​Bolívia pré evento

Bolívia pós evento

 “ O evento foi um espaço pleno de aprendizagem com uma extraordinária participação da comunidade”, comentou Carmen Denis, coordenadora da Comissão para a Colaboração do Desenvolvimento da Internet nas Instituições Educativas de Nível Superior de ANUIES. “Foi explicada a relevância de colaborar no projeto global para a medição da Internet, enfatizando a região da LAC” concluiu.

Para o próximo ano está previsto a realização de um novo deployathon, a fim de continuar promovendo a instalação de probes na região. Quem desejar instalar uma sonda e quiser saber mais sobre o RIPE Atlas, pode encontrar mais informação acessando aqui.