LACNIC

Investigação

Geofeeds do LACNIC alcança 10% das organizações

30/06/2020

O programa Geofeeds do LACNIC, um serviço de geolocalização dos endereços IP utilizados na América Latina e no Caribe, conseguiu a contribuição de 10% das organizações associadas ao RIR regional (https://milacnic.lacnic.net/lacnic) em menos de um ano de funcionamento.

A ferramenta já conta com 1560 registros criados no sistema, informação que já está disponível para a comunidade da região (https://milacnic.lacnic.net/lacnic/geofeeds).

O serviço Geofeeds, desenvolvido pela área de Tecnologia do LACNIC, está inspirado nas orientações do draft do IETF (Self-Published IP Geolocation Feeds).

A ideia de publicar informação de geolocalização dos endereços IP em um formato padrão, levou os engenheiros do LACNIC a desenvolver um serviço próprio que permite vincular o endereço IP que utiliza um dispositivo para se conectar à Internet com uma posição real em um mapa geográfico.

Carlos Ortiz, desenvolvedor de software do LACNIC, afirmou que o serviço se abastece das cooperações voluntárias das organizações associadas ao LACNIC que contribuem com os dados de seus blocos IP, e dessa forma é obtida informação pública sobre onde estão sendo usados os endereços da Internet (país, região e cidade).

Ortiz sinalizou que se espera mais colaboração das organizações para maximizar a informação e contribuir mais na região.

O engenheiro do LACNIC disse que Geofeeds é uma ferramenta pública e gratuita, através da qual as operadoras da região podem declarar de forma explícita onde estão usando os endereços IPs, dividir os blocos recebidos e indicar para cada um deles o lugar onde estão sendo usados.

Esta informação, será utilizada de forma aberta pela comunidade no momento de fazer consultas sobre a localização de um endereço IP.

A informação geográfica (país, região, cidade) fornecida pelo LACNIC corresponde aos dados declarados pelo associado, portanto, será tão fidedigna como a qualidade dos dados ingressados pelos associados.

Agora, com este serviço, a comunidade do LACNIC poderá efetivamente fazer geolocalização dos endereços IP baseados na informação fornecida ao Geofeeds. Mais informação aqui.