Investigação

16 pesquisas sobre governança da Internet na região

28/04/2021

O programa Líderes do LACNIC publicou os projetos sobre governança da Internet selecionados na convocatória 2020. Trata-se de 16 projetos de pesquisa vinculados a três eixos temáticos: Internet e a pandemia: o impacto nos direitos humanos; inclusão digital; segurança e confiança. A convocatória procura coletar novas vozes com diversidade geográfica e enfoques temáticos da atualidade. Os vencedores apresentaram seus resultados em múltiplos formatos, são eles: relatórios, vídeos, podcasts e infografias.

Kevon Swift, responsável pelas relações estratégicas do LACNIC, destacou que a convocatória do Programa Líderes identificou problemas surgidos por conta do auge do uso da Internet e das tecnologias, e tratou de selecionar propostas que trabalhem esses itens.

O programa destacou estudos detalhados sobre as consequências dos tópicos mencionados em países como o Haiti, El Salvador, Nicarágua, Panamá, Peru, Argentina, Brasil, México e Uruguai. Todos os resultados estão disponíveis aqui.

Esperamos que a reformulação do Programa Líderes permita ajudar na transformação digital e valorizar vozes que hoje não têm espaço no debate regional”, afirmou Swift.

Este novo enfoque prioriza as comunidades menos representadas e pretende divulgar achados e elementos concretos que possam melhorar a vida dos cidadãos da região e do mundo, bem como agir como repositório de informação relevante de consulta aberta à comunidade.

Para este ano, Líderes pretende realizar uma segunda convocatória com o fim de contemplar outras iniciativas e fazer com que todas as pesquisas, que por diferentes motivos não foram selecionadas anteriormente, possam participar.

Conheça os projetos selecionados aqui.