Um fundo para concretizar boas iniciativas

14/12/2011

O Fundo Regional para a Inovação Digital na América Latina e o Caribe (FRIDA), leva sete anos de programas e projetos de pesquisa. Nesse tempo, o FRIDA tem financiado 70 experiências diferentes destinadas a promover e incrementar a geração e aplicação de conhecimento através do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Uma das organizações que tem recebido fundos do FRIDA é a Fundação Omar Dengo da Costa Rica através de dois projetos de pesquisa. Um sobre robótica de baixo custo e o outro vinculado à aprendizagem de tecnologias de vanguarda. Ambas duas –que receberam o prêmio Estratégia Século XXI das mãos do Presidente da Costa Rica – foram extremamente bem-sucedidas, com um impacto social muito benéfico para as crianças e jovens da Costa Rica.

Por Ana Lourdes Acuña*

A Fundação Omar Dengo e FundaVida tinham interesse em ampliar seus programas de aprendizado para crianças e jovens de zonas de risco com experiências de aprendizagem que incluíssem tecnologia de vanguarda. Porém, não dispunham dos recursos econômicos para financiar esses investimentos. Nessa conjuntura, conhecemos o programa FRIDA e decidimos apresentar o projeto “Módulos de construção criativa para crianças e jovens com Robótica”.

Iniciamos o projeto em 2003 com uma pesquisa que permitiu desenhar e validar uma metodologia pedagógica para fazer robótica de baixo custo a partir da qual os estudantes desenvolveram habilidades de desenho, criatividade e fluência tecnológica para se envolver com as TICs, fundamentalmente na robótica.

A metodologia e os três centros de FundaVida ainda continuam a trabalhar com a proposta educativa apoiada pelo FRIDA, beneficiando outras crianças e jovens da região. Em 2010, essa mesma iniciativa foi premiada com um dos Grants de HP possibilitando o aumento de equipamentos de informática nesses centros de aprendizagem, ampliando a população beneficiária e abrindo mais experiências em robótica. http://innovatechcr.ning.com/

Complementando essa iniciativa, foi identificada a necessidade de preparar melhor os educadores e profissionais nos processos de ensino da robótica educativa e de compartilhar resultados e avanços nessa área, para o que em 2009 recebemos novamente o apoio do FRIDA no projeto “Desenvolvimento de capacidades para o desenho e implementação de projetos de robótica educativa na América Latina e o Caribe”.

Esse novo processo de pesquisa propiciou pontos de encontro e a primeira rede de conhecimento social “Rede Robótica Latino-americana” que reúne hoje mais de 230 membros de diferentes países da América Latina. Nesse espaço são realizadas de forma freqüente oficinas, discussões, publicações e intercâmbios que nos permitem compartilhar e estar atualizados no dia-a-dia

A partir de nossa experiência podemos afirmar que o Fundo FRIDA é uma excelente oportunidade para iniciativas e idéias que, ao receber uma ajuda econômica, podem ser projetadas e consolidadas em diversos países da região como um espaço para incentivar o uso das tecnologias digitais e como propostas educacionais de grande impacto e benefício direto para diferentes populações.

* Chefe do projeto de Robótica e Aprendizagem da Fundação Omar Dengo com FRIDA.

Oldest
Newest Most Voted