LACNIC

Institucional

Programa Líderes dará prioridade a novos espaços e a iniciativas de jovens de Governança da Internet

30/01/2020

O programa Líderes do LACNIC priorizará este ano o apoio a iniciativas mais incipientes de Governança da internet nos países da região, assim como dará apoio também a jovens que desejarem incluir na agenda de discussão regional tópicos emergentes do mundo digital.

Em um ano no qual estão previstos grandes fóruns globais sobre governança da Internet (IGF), Líderes prevê acompanhar propostas de encontros nacionais que tenham menos de quatro edições, seja mediante assessorias, apoio financeiro e logístico ou transferência de conhecimentos.

 “Queremos fortalecer as iniciativas locais ou nacionais, e ao mesmo tempo compartilhar todo o nosso know how, bem como conhecimentos sobre temas de governança da Internet”, afirmou Kevon Swift, líder de Relações Estratégicas e Integração do LACNIC.

A reformulação prevista para este ano do LACIGF (espaço regional de discussão sobre temas de governança) e do IGF Global, impulsionarão uma agenda mais ampla de tópicos e serviços. “Estamos prontos para dar apoio à organização de fóruns nos países da região onde não houve diálogos nos últimos anos. Esses países são nossas prioridades e estamos pendentes deles”, acrescentou Swift.

Líderes está interessado em aproximar-se às regiões onde foram comemoradas poucas edições nacionais do IGF (menos de quatro) ou que ainda não tiveram encontros sobre o assunto.

Em 2019 o programa apoiou os IGF de El Salvador, da Costa Rica, do Haiti, do Equador, da Bolívia e da Argentina. Nesses espaços de discussão, o LACNIC tratou de dar sua visão sobre múltiplas partes interessadas com o intuito de enriquecer os aprendizados sobre a Governança da Internet.

Vozes jovens.  O programa também prevê fortalecer a visibilidade dos novos líderes jovens de Governança da Internet, tal como o fez em suas últimas edições. Por exemplo, durante o último LACIGF foi realizada a primeira sessão específica do Programa Líderes, no qual os jovens que obtiveram bolsa de estudo falaram sobre seus desafios e suas oportunidades locais.

 “Líderes está consolidando as vozes dos jovens de iniciativas locais emergentes no seu quarto ano de programa. Queremos continuar levando sua voz para o espaço regional e gerar avanços na agenda de tópicos a serem discutidos”, comentou Paula Oteguy, oficial de Relações Estratégicas do LACNIC.

Para mais informação acesse aqui.