Por que a NRO defende o AFRINIC  

26/07/2022

Paul Wilson – Diretor General APNIC

Publicação original aqui

Nas últimas semanas, a NRO lançou duas cartas em apoio ao AFRINIC, o Registro Regional de Endereços Da Internet para a África. Isso foi motivado pela recente série de desafios ao AFRINIC, que envolvem cerca de quarenta ações legais diferentes que incluíram uma longa ordem judicial que suspendeu as contas bancárias do AFRINIC, ações judiciais contra funcionários e diretores, e um pedido de indenização de US$ 1,8 bilhão que foi amplamente divulgado.

No APNIC acreditamos que esta situação tem desafiado severamente a estabilidade do AFRINIC e, de fato, ameaçou a sua própria existência. Como um dos Registros Regionais da Internet (RIR), o AFRINIC desempenha um papel extremamente importante na governança global da Internet, e essas ameaças à organização também ameaçam à Internet na África e em outros lugares. Isso é uma preocupação vital para a NRO, para o APNIC e, acreditamos, para todos os membros das comunidades dos RIR.

A primeira carta da NRO apelou à comunidade africana para se unir em apoio ao seu RIR, o AFRINIC; afirmando que “as atividades regionais e o processo de políticas de um RIR estão exclusivamente nas mãos da comunidade [do AFRINIC], mas a saúde desses processos é de importância primordial para a comunidade global da Internet”.

Na segunda carta, a NRO dirigiu-se ao Governo de Maurício, a pedido do AFRINIC, para chamar a atenção para a gravidade da situação atual. Com esta carta, a NRO considerou essencial destacar o risco de danos desproporcionados à Internet que poderiam causar, involuntariamente ou não, as pessoas que perseguem interesses privados através de processos legais (com ou sem direito a fazê-lo).  Também sentimos que era apropriado e necessário reiterar os motivos pelos quais o AFRINIC escolheu Maurício como sua base operacional.

Respeitamos e compreendemos que os membros dos RIR, às vezes, podem ter disputas com as decisões ou a governança de seu RIR; e também, que podem existir preocupações com a governança e decisões operacionais de qualquer RIR que legitimamente possam resultar em ações legais.  Embora esses processos devam, obviamente, ser resolvidos por meio de mecanismos estabelecidos, nos sentimos fortemente obrigados a destacar os riscos atuais e tentar entendê-los melhor.  

Como coautor das cartas da NRO, reconheço que podem existir partes com as quais alguns membros da comunidade não concordem. No entanto, ao escrever esta publicação espero que compreendam por que o APNIC apoiou o AFRINIC neste assunto.  Isso não é apenas em apoio a um dos membros da NRO, mas também em apoio à saúde e estabilidade do sistema dos RIR, que por sua vez é do interesse de todos os membros do APNIC.

Os leitores, sem dúvida, ouvirão mais sobre a situação no AFRINIC de várias fontes à medida que o processo legal avança.  Exorto os membros da comunidade a terem um interesse ativo nesses eventos e uma abordagem crítica às informações recebidas.  Mas, além disso, peço aos membros da comunidade que continuem apoiando o papel vital de todos os RIR, incluindo o AFRINIC, para se juntar à sua comunidade de membros em defesa de sua estabilidade e continuidade de suas operações, e buscar soluções positivas para quaisquer desafios que sejam enfrentados.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail