O LACNIC na Bolívia junto a atores chaves

28/08/2019

No âmbito do Foro de Governança da Internet da América Latina e do Caribe, realizado em La Paz, o LACNIC visitou atores chaves do ecossistema de Internet da Bolívia, com o objetivo de promover o uso e o desdobramento do IPv6 na região.

Oscar Robles, diretor executivo do LACNIC, e Paula Oteguy, oficial de Relações Estratégicas, tiveram oito reuniões com tomadores de decisões do governo, representantes da academia, executivos e profissionais do setor privado das Telecomunicações da Bolívia.

 “Na nossa opinião, a instância de visitas na Bolívia fez com que nos aproximássemos à comunidade desse país, a seus diferentes atores, tomadores de decisões, academia, bem como a operadores e membros associados do LACNIC”, comentou Oteguy.

Nas reuniões com os funcionários e executivos tratou-se de enfatizar a importância das ações sobre o desdobramento do IPv6, que estão sendo realizadas no país do altiplano, para alcançar uma adoção maior deste protocolo.

Na Bolívia a penetração do IPv6 é de 13%, posicionando-se em um nível médio dentro da região da América Latina e do caribe, que possui uma média total de 18% de tráfego em IPv6.

A Bolívia conta com uma instância de destaque no desdobramento do IPv6 – o caso de Comteco em Cochabamba – que nas referidas reuniões serviu de exemplo para que outras organizações pudessem seguir esse mesmo caminho a nível interno.

Robles salientou especialmente, como cada ator, do seu setor, pode contribuir para o desdobramento do IPv6: quer seja do Estado, da academia, bem como das organizações empresariais.

Todos os participantes do encontro demonstraram interesse em receber ajuda para desdobrar o IPv6, tanto a través de cursos especializados quanto mediante a utilização das ferramentas de formação do Campus do LACNIC.

 “Se bem ainda falta muito por se fazer, percebemos que há compromisso a nível do país para o desdobramento do IPv6. Podemos dizer que estão firmando-se os alicerces para que isso aconteça”, concluiu Oteguy.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail