LACNIC ultrapassou os 6.000 sócios

31/01/2017

LACNIC ultrapassou os 6.000 sócios

LACNIC ultrapassou os 6.000 associados na América Latina e o Caribe no início de este ano 2017, segundo os últimos dados do Serviço aos Membros da organização.
O número de sócios nos 32 territórios de LACNIC atingiu 6.094 organizações em janeiro depois da incorporação de mais de 1.000 novas empresas da região nos últimos 15 meses. “Este crescimento importante dos membros a duplo dígito é resultado do trabalho de LACNIC e da sua comunidade, e mostra que a região continua otimista em relação às estratégias a serem desenvolvidas para este ano”, apontou Oscar Robles, CEO de LACNIC.
Entre os associados de LACNIC estão as empresas de telecomunicações mais importantes do mundo e as organizações da sociedade civil e universidades mais influentes da região.
O Brasil é o país com maior número de associados (71%), seguido da Argentina (9%) e o México (4%). Assim mesmo, 2% desses 6.094 associados corresponde a ISP grandes, 81% a ISP médios e pequenos 16% a usuários finais. Também há nove sócios aderentes e cinco sócios fundadores.
Este aumento do número de associados coincide com a fase final de endereços IPv4 na América Latina e o Caribe, prevista para o início de março. Nesse sentido, o CEO de LACNIC salientou que “graças às políticas que a comunidade definiu nestes 14 anos de vida de LACNIC, foi possível manter a designação de espaço, mesmo antes da finalização iminente do endereçamento IPv4”.
Robles ressaltou que o aumento do número de membros de LACNIC deve ser acompanhado pelo desenvolvimento do IPv6 já que o crescimento da Internet na América Latina e o Caribe somente é possível através da implementação deste protocolo. “Continuamos observando-acrescentou o CEO de LACNIC- um crescimento importante na habilitação do IPv6 nas redes da região, e hoje uma em cada três redes tem a capacidade de assumir tráfego IPv6”.