José Clastornik reconhecido com o Prêmio Trajetória 2017

29/09/2017

Um júri internacional concedeu ao engenheiro uruguaio a distinção de LACNIC pela sua contribuição ao desenvolvimento da Internet na América Latina e o Caribe.

O Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC) entregou ao proeminente engenheiro uruguaio José Clastornik o Prêmio Trajetória 2017 pela sua contribuição ao desenvolvimento da Internet nos países da América Latina e o Caribe.

No marco do encontro LACNIC 28 LACNOG 2017, Clastornik recebeu este prêmio por seus contínuos esforços na promoção do desenvolvimento igualitário da Internet na região e principalmente no Uruguai, país onde ele dirige a Agência de Governo Eletrônico (AGESIC).

Oscar Robles, Diretor Executivo de LACNIC, afirmou que para a organização é uma honra premiar uma pessoa como Clastornik. O vencedor, que ficou emocionado ao receber tal distinção, assegurou que este é um prêmio para todo o país. “O Uruguai foi valorizado por querer articular à sociedade civil, à academia, à comunidade técnica e aos governos em âmbitos de discussão e redes de análise que permitam encontrar soluções comuns para serem replicadas em cada país desde uma perspectiva regional”, afirmou Clastornik.

A Diretoria de LACNIC criou o Prêmio Trajetória para distinguir as pessoas que por longo tempo dedicaram seus esforços para desenvolver a Sociedade da Informação na região e cujo trabalho tornou-se um exemplo para o resto da comunidade por suas realizações concretas. O prêmio foi implementado em 2009 e desde então 17 latino-americanos receberam esta distinção. Este reconhecimento é promovido também para reconhecer aqueles que alcançaram importantes conquistas para a comunidade da Internet.

Em 2017 p júri do Prêmio Trajetória esteve formado por Ida Holz, Rodrigo de la Parra, Rafael Ibarra, Ben Petrazzini, Serby Wilson, Carolina Aguerre e Jesús Martínez.

Após um extenso processo, o júri escolheu José Clastornik depois de avaliar todos os candidatos postulados seguindo critérios de impacto, inovação, abrangência, experiência e influência de suas atividades.

Clastornik tem uma ampla trajetória. Na atualidade, é diretor da Agência para o Desenvolvimento do Governo de Gestão Eletrônica e a Sociedade da Informação e do Conhecimento, que funciona na Presidência da República Oriental do Uruguai. A partir deste escritório, promoveu políticas e coordenou esforços para integrar as Tecnologias da Informação e da Comunicação no nível da Administração Pública.

Clique para mais imagens:

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”3″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_slideshow” gallery_width=”680″ gallery_height=”400″ cycle_effect=”fade” cycle_interval=”3″ show_thumbnail_link=”0″ thumbnail_link_text=”[Mostrar miniaturas]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]

O impacto de seu trabalho e liderança atinge múltiplas esferas, tanto nacionais quanto regionais e internacionais.

Clastornik faz parte de vários órgãos de direção, como os conselhos diretivos das unidades regulamentadoras de proteção de dados pessoais, acesso à informação pública e certificação eletrônica, a Comissão Política do Plano Ceibal (projeto “Uma laptop por criança e docente”), a Agência de Recrutamento y Compras Estatais, o comitê diretivo da Conferência internacional de autoridades de Proteção de Dados e Privacidade e o comitê assessor governamental da ICANN. Também é o Presidente da Mesa de Coordenação da eLAC, a Agenda Digital para a América Latina e o Caribe.

Assista ao vídeo: http://bit.ly/2hANNEr

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail