LACNIC

Institucional

Esgotamento do IPv4: O LACNIC designou o último bloco

28/08/2020

O Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC) anunciou que outorgou a reserva do último bloco disponível de endereços IPv4.

Nesta última fase, iniciada em fevereiro de 2017, designamos mais de 5.6 milhões de endereços IPv4. O processo de esgotamento foi implementado de acordo com as políticas definidas pela comunidade e devidamente informadas nas diferentes instâncias.

Na primeira quinzena de agosto, o número médio de designações dobrou, antecipando a data projetada para o esgotamento dos blocos de endereços IPv4. Neste mês também registramos um número recorde de novos associados (234) na história do LACNIC.

No futuro, o LACNIC continuará recuperando endereços IPv4, que serão designados de acordo com as políticas em vigor. Este espaço recuperado, deve passar por um processo de quarentena de seis meses. O LACNIC iniciou este processo em março, portanto os primeiros blocos serão liberados em setembro.

O processo de pedido permanece como até agora, e as organizações que concluírem o processo e seus pedidos forem aprovados receberão recursos dependendo de sua posição em uma lista de espera que está ativa a partir de hoje e que será publicada no nosso site nos próximos dias.

A definição oportuna das políticas para estas fases de esgotamento do espaço, junto com uma gestão responsável destes recursos, permitiu ao LACNIC designar 189,3 milhões de endereços IPv4 a mais de 11.200 organizações e empresas da América Latina e o Caribe.

Diante desta situação, o LACNIC enfatiza seu apelo às organizações da região para que acelerem a implementação do IPv6 em suas redes e acelerar o crescimento da Internet.