Código de Conduta da Comunidade do LACNIC

30/09/2019

A Diretoria do LACNIC aprovou um Código de Conduta da Comunidade para garantir que os espaços de participação da organização sejam inclusivos, integradores e seguros, favorecendo, assim, uma troca de ideias ampla e diversificada.

A criação do Código surge como uma iniciativa do projeto Mulheres nas Tecnologias do LACNIC e está alinhada com o trabalho dos outros Registros Regionais da Internet, que já possuem códigos de conduta para cuidar e facilitar o relacionamento entre os membros de suas comunidades respectivas.

Este guia sobre padrões de conduta – resultado do trabalho da equipe do LACNIC em consulta permanente com a Diretoria – será aplicado a todos os envolvidos em espaços de participação, como eventos, capacitações, fóruns on-line, comitês, grupos de trabalho.          

O Código será incorporado gradativamente às diferentes áreas de participação do LACNIC e será apresentado à comunidade no evento LACNIC 32 – LACNOG 2019. Foi contemplada, em sua elaboração, a definição de uma estrutura ampla, tanto para sua aplicação direta quanto para o convívio eventual com outras regulamentações específicas de espaços particulares.

Comitê de Ética do LACNIC será a autoridade responsável pela aplicação do código e quem deverá analisar as violações possíveis dos padrões de comportamento, estabelecendo neste último caso as sanções correspondentes.

A Diretoria do LACNIC também decidiu formar um grupo de trabalho composto por cinco líderes da comunidade, Alexandra Dans, Carmen Denis, Clara Collado, Jorge Villa e Oscar Messano, a fim de desenvolver aspectos operacionais da implementação desses padrões de conduta. Este grupo de trabalho vai trabalhar durante os meses próximos e poderá sugerir extensões possíveis aos padrões de comportamento descritos no código.

Com a aprovação do Código de Conduta da Comunidade, o LACNIC reafirma seu compromisso com a promoção de ambientes inclusivos e seguros para todos os membros de sua comunidade.

Confira o Código de Conduta da Comunidade do LACNIC.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail