América Latina e o Caribe ultrapassam as 4.000 organizações da Internet

04/10/2014

América Latina e o Caribe ultrapassam as 4.000 organizações da Internet

O Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC) dobrou o número de membros nos últimos dois anos e neste mês ultrapassou os 4.000 associados, anunciou hoje o diretor executivo (i) dessa organização, Ernesto Majó.

Esse crescimento significativo é o resultado de mais de doze anos de dedicação de LACNIC e sua equipe para atender os requerimentos da Internet na região. Entre os 4.000 membros atingidos por LACNIC encontram-se as principais empresas e organizações que prestam serviço de acesso à Internet na América Latina e no Caribe. Os países com maior número de organizações da Internet são o Brasil, Argentina, México, Colômbia e Chile, nessa ordem.

Hoje cinco de cada dez latino-americanos tem acesso à Internet, um número que se espera cresça nos próximos 20 meses até atingir uma penetração de 60%, implicando um grande esforço por parte de todas as organizações que trabalham no desenvolvimento da Sociedade da Informação, afirmou Majó. Quando LACNIC foi criado, a penetração média da Internet na América Latina era entre 10 e 15%.

“É o nosso compromisso dar a cada dia melhores e mais serviços à região”, salientou Ernesto.

Até o final deste ano, a comunidade da Internet da América Latina e o Caribe vai atingir os 355 milhões de usuários.

Durante todos esses anos a atividade de LACNIC contribuiu de alguma forma à formação dessa comunidade latino-americana, conseguindo melhores oportunidades de representatividade no mundo.

“Queremos que o LACNIC continue sendo uma organização que sintetize o esforço coletivo da comunidade regional da Internet em prol do desenvolvimento de nossa sociedade”, acrescentou o diretor executivo (i) da organização.

LACNIC ajudou a levar a voz da América Latina e o Caribe aos debates e fóruns internacionais da Internet. Nesse sentido, Ernesto Majó, acompanhado de uma delegação de primeiro nível de LACNIC, participa a partir de amanhã do Fórum de Governança da Internet (FGI), a reunião que agrupa os principais debates a nível mundial sobre a governança da Internet realizada em Istambul.