Múltiplas contribuições para a Governança da Internet

19/12/2018

Múltiplas contribuições para a Governança da Internet

Trabalho com governos. A Comissão Interamericana das Telecomunicações resolveu aprofundar seu compromisso de implementar o IPv6 na região por meio de uma recomendação orientada para os governos. El documento recomendou o aprimoramento das redes governamentais, a importação de equipamentos IPv6 Ready e a preservação da segurança digital dos cidadãos.

Promovendo a participação. Líderes, o programa de LACNIC para promover a governança da Internet na região, apoiou, este ano, organizações de El Salvador, Costa Rica, Haiti, Venezuela e a YouthLACIGF, para fortalecer iniciativas que impulsionem o modelo de múltiplas partes interessadas a nível nacional, regional, sub-regional e de jovens (as NRIs por sua sigla em inglês). LACNIC procura colocar nesses espaços de discussão a sua visão de múltiplas partes interessadas, para assim enriquecer o aprendizado sobre a Governança da Internet.

Contribuição da comunidade. Após um processo de quase um ano, a comunidade de LACNIC redigiu um documento com suas recomendações sobre a revisão da ASO (Address Supporting Organization / Organização de Apoio para Endereços).

Para chegar às recomendações finais, LACNIC organizou uma lista de discussão sobre o assunto, um webinar e uma consulta pública presencial.

O documento elaborado consolidou as contribuições recebidas ao longo do processo, assim como resumiu as três recomendações da comunidade sobre a futura estrutura e funcionamento da ASO. Confira o documento completo aqui.