México no roteiro da Governança da Internet

29/07/2015

México no roteiro da Governança da Internet

A comunidade da Internet da região se reúne no México para determinar os passos a seguir em questões controvertidas, complexas e urgentes como a privacidade, segurança e neutralidade da Internet, o direito ao esquecimento na Rede e a Internet das Coisas como gerador de oportunidades para as economias da América Latina e o Caribe.

Cerca de 150 representantes da sociedade civil, governos, academias e organizações empresariais de uns 20 países da região irão debater na Cidade do México de 3 a 4 de agosto no Fórum de Governança da Internet da América Latina e o Caribe (LACIGF) questões tão diversas do ecossistema da Internet quanto o desenvolvimento da infraestrutura para acessar à rede e o respeito dos direitos humanos na Internet.

Precisamente durante uma das primeiras sessões será abordada a vigência dos direitos humanos na região: “Vigilância e privacidade na América Latina e o Caribe”.

Também será discutida a propriedade intelectual e o acesso ao conhecimento em um fórum chamado “Equilíbrios e balanços entre propriedade intelectual e o aceso ao conhecimento. O papel dos intermediários e a liberdade de expressão”.

O acesso à Internet, com seus desafios e oportunidades para o desenvolvimento, será outra das questões que será tratada na reunião do México.

No marco dessa atividade, LACNIC irá entregar o Prêmio Trajetória 2015 para uma personalidade de destaque da região por sua contribuição ao desenvolvimento da Internet na América Latina e o Caribe. A cerimônia vai acontecer no dia 4 de agosto.

O Prêmio Trajetória foi instituído pela Diretoria de LACNIC para distinguir àquelas pessoas que têm contribuído ao longo do tempo com o desenvolvimento contínuo da Internet e da Sociedade da Informação e cujo trabalho tem se transformado em um exemplo para o resto da comunidade por seus resultados relevantes. Desde sua criação em 2009, já foram reconhecidas quinze personalidades.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments