México no roteiro da Governança da Internet

29/07/2015

A comunidade da Internet da região se reúne no México para determinar os passos a seguir em questões controvertidas, complexas e urgentes como a privacidade, segurança e neutralidade da Internet, o direito ao esquecimento na Rede e a Internet das Coisas como gerador de oportunidades para as economias da América Latina e o Caribe.

Cerca de 150 representantes da sociedade civil, governos, academias e organizações empresariais de uns 20 países da região irão debater na Cidade do México de 3 a 4 de agosto no Fórum de Governança da Internet da América Latina e o Caribe (LACIGF) questões tão diversas do ecossistema da Internet quanto o desenvolvimento da infraestrutura para acessar à rede e o respeito dos direitos humanos na Internet.

Precisamente durante uma das primeiras sessões será abordada a vigência dos direitos humanos na região: “Vigilância e privacidade na América Latina e o Caribe”.

Também será discutida a propriedade intelectual e o acesso ao conhecimento em um fórum chamado “Equilíbrios e balanços entre propriedade intelectual e o aceso ao conhecimento. O papel dos intermediários e a liberdade de expressão”.

O acesso à Internet, com seus desafios e oportunidades para o desenvolvimento, será outra das questões que será tratada na reunião do México.

No marco dessa atividade, LACNIC irá entregar o Prêmio Trajetória 2015 para uma personalidade de destaque da região por sua contribuição ao desenvolvimento da Internet na América Latina e o Caribe. A cerimônia vai acontecer no dia 4 de agosto.

O Prêmio Trajetória foi instituído pela Diretoria de LACNIC para distinguir àquelas pessoas que têm contribuído ao longo do tempo com o desenvolvimento contínuo da Internet e da Sociedade da Informação e cujo trabalho tem se transformado em um exemplo para o resto da comunidade por seus resultados relevantes. Desde sua criação em 2009, já foram reconhecidas quinze personalidades.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail