Líderes promove a Governança da Internet na região

30/07/2018

O programa Líderes de LACNIC anunciou seu apoio a organizações da Costa Rica, Haiti e ao YouthLACIGF para fortalecer a promoção de iniciativas de governança da Internet nos níveis nacional, regional, sub-regional e de jovens (as NRIs, por sua sigla em inglês) da região, e por sua vez envolver os coordenadores dessas iniciativas nas discussões da décima primeira edição do LACIGF.

Líderes é uma iniciativa que surgiu para institucionalizar o apoio de todos esses anos às NRIs, com base no modelo multistakeholder (múltiplas partes interessadas).

Os apoios selecionados para 2018 atendem aos “critérios de Líderes” e constituem “iniciativas representativas de diferentes partes da região, algumas mais embrionárias como o caso do Haiti ou outras que farão sua segunda ou terceira edição, como Costa Rica e Youth LACIGF”, garantiu Kevon Swift, responsável pelas Relações Estratégicas e Integração de LACNIC.

“Embora seja importante que as NRIs sejam estabelecidas na região, buscamos ao longo do tempo a integração dessas iniciativas em seus ambientes nacionais ao formular políticas digitais por meio de uma abordagem de múltiplas partes interessadas”, disse Swift.

Líderes também decidiu promover a participação de Enzel Sanchez da Venezuela como líder youth no LACIGF, e da Academia Nacional de Ciências da Costa Rica. Ambos participarão do Fórum Regional da Governança da Internet, a ser realizado na Argentina de 31 de julho a 3 de agosto.

“Apoiamos estes jovens para que apresentem as suas iniciativas, troquem suas experiências e adicioná-las aos diálogos que acontecerão no LACIGF”, disse Paula Oteguy, oficial de Relações Estratégicas do LACNIC.

Nesse evento haverá uma sessão especial, chamada NRIs, onde a recente publicação MIGLAC da Universidade de San Andrés e Nic.br será divulgada [com financiamento do Internet Policy Observatory (Observatório de Políticas da Internet) da Universidade da Pensilvânia] que contém um mapeamento dos níveis de maturidade e abordagens dos fóruns de Governança da Internet dos países da região e o relatório anual da Global Information Society Watch. “Esses estudos serão a matéria-prima da reunião. Após a exposição, estimularemos o diálogo em áreas temáticas, como financiamento de iniciativas, espaços multissetoriais e impacto local. Queremos estimular este tipo de diálogos, discutir e analisar as tendências dessa pesquisa em uma conversa dinâmica”, afirmou Swift.

Precisamente para esta sessão sobre as NRIs na América Latina e o Caribe, Líderes organizou, juntamente com a ISOC e LACTLD, um webinar/primeira sessão para aumentar a conscientização sobre as oportunidades e desafios que as NRIs enfrentam. Confira a gravação do webinar aqui.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail