Líderes: promoção de fóruns de governança nacionais

29/06/2017

Líderes: promoção de fóruns de governança nacionais

Desde o surgimento do fórum global de governança da Internet (IGF, por sua sigla em inglês), LACNIC tem promovido ao longo de todos esses anos a criação de fóruns nacionais e regionais baseados no modelo de múltiplas partes interessadas para a governança da Internet.

Desde então, LACNIC apoiou pelo menos quinze atividades de fóruns nacionais em diferentes países da América Latina e o Caribe, bem como duas iniciativas regionais (LACIGF e CIGF).

Este apoio foi institucionalizado através do projeto Líderes, uma iniciativa para reforçar os fóruns de governança na América Latina toda e o Caribe promovendo e facilitando a participação de especialistas de LACNIC nessas áreas, compartilhando conhecimentos e experiências em questões relevantes da Internet e da governança.

Este ano já foram realizados três Fóruns de Governança Local (Barbados, Panamá e Peru) que tiveram uma participação ativa de especialistas e profissionais de LACNIC.

Precisamente, neste último encontro, o IGF do Peru, o CEO de LACNIC, Oscar Robles, colocou especial ênfase em questões atuais sobre o esgotamento do IPv4 e a implementação do IPv6.

Durante sua intervenção no painel “Recursos críticos e Segurança da Internet” do IGF do Peru, Oscar garantiu que na América Latina “40% das redes estão preparadas para anunciar no IPv6” e que 89% dos associados de LACNIC já têm designações do IPv6.   No entanto, ele ressaltou que ainda falta a tomada de decisões das empresas para dar maior força ao IPv6 na região e citou o estudo realizado em parceria entre CAF e LACNIC sobre “Implementação do IPv6 para o desenvolvimento socioeconômico na América Latina e o Caribe” que tentou sensibilizar às empresas e governos sobre o assunto e mostrar os seus benefícios.

Bolsas para Líderes. Além de fortalecer os fóruns locais de governança ajudando na sua formação e impulsionando a diversidade de fontes, Líderes também apoia pessoas de destaque da comunidade a participarem no Fórum de Governança Regional da América Latina e o Caribe.

Mediante a outorga de bolsas, Líderes visa proporcionar a pessoas proeminentes e interessadas na Governança da Internet a possibilidade de participar na Reunião Preparatória para o Fórum de Governança da Internet na América Latina e o Caribe (LACIGF). Por meio dessas bolsas, LACNIC espera que os participantes acrescentem mais valor ao LACIGF, através da troca de suas experiências em fóruns locais e a inclusão de novas e diversas perspectivas nas políticas regionais em questões relacionadas com a Internet. Os interessados podem consultar no site: http://www.lacnic.net/web/lacnic/gobernanza, ou enviar sua consulta pelo e-mail: lideres@lacnic.net.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments