LACNIC no IGF 2017

30/01/2018

O Fórum de Governança da Internet de 2017, espaço para o diálogo que reúne cerca de 3.000 profissionais do mundo todo para discutir e analisar as questões mais relevantes sobre o desenvolvimento da Internet, foi realizado na sede das Nações Unidas de Genebra de 18 a 22 de dezembro.

Durante esta cúpula mundial da Internet, LACNIC teve uma presença relevante, tanto como colaborador de alguns painéis quanto fazendo parte da NRO (Number Resource Organization). Assim mesmo, merece destaque o excelente trabalho do Programa FRIDA no evento como parte da Seed Alliance.

O Fundo Regional para a Inovação Digital na América Latina e o Caribe organizou, conjuntamente com seus sócios ISIF Ásia de APNIC e FIRE de AFRINIC, um fórum aberto sobre uma linha de financiamento em torno do gênero, uma oficina sobre inovação e acesso e a entrega de prêmios dos vencedores da Seed Alliance.

Em 18 de dezembro, a Seed Alliance realizou sua cerimônia de premiação. Desde o Programa FRIDA são destacadas as duas iniciativas vencedoras da chamada em 2017: projeto educacional Armonia da Universidade de Oriente de Cuba e  organização Coding Rights do Brasil.

O NRO realizou um fórum aberto sobre os Registros Regionais da Internet com o objetivo de explicar a todos os participantes o que é, como foi feita a revisão da ASO e como está sendo realizada a transição do IPv4 para o IPv6.  

Por último, mencionar a participação de Laura Kaplan, gerente de desenvolvimento e cooperação de LACNIC,  no painel “Políticas públicas para implementar o IPv6 nos países em desenvolvimento. Experiências internacionais bem-sucedidas” conjuntamente com Tania Villa Trapala, Rosa Delgado, Paul Wilson, Carolina Aguerre e Rajesh Chharia.

O painel deu origem a um espaço para a troca de experiências em que os participantes chegaram a algumas conclusões, como incorporar o ponto de vista das múltiplas partes interessadas para abordar a implementação da Internet das Coisas e o IPv6, promover e divulgar as boas práticas dos casos empresariais que implementem o IPv6 e identificar líderes que promovam a transição do IPv6 em cada país, entre outros.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail