LACNIC no IGF 2017

30/01/2018

LACNIC no IGF 2017

O Fórum de Governança da Internet de 2017, espaço para o diálogo que reúne cerca de 3.000 profissionais do mundo todo para discutir e analisar as questões mais relevantes sobre o desenvolvimento da Internet, foi realizado na sede das Nações Unidas de Genebra de 18 a 22 de dezembro.

Durante esta cúpula mundial da Internet, LACNIC teve uma presença relevante, tanto como colaborador de alguns painéis quanto fazendo parte da NRO (Number Resource Organization). Assim mesmo, merece destaque o excelente trabalho do Programa FRIDA no evento como parte da Seed Alliance.

O Fundo Regional para a Inovação Digital na América Latina e o Caribe organizou, conjuntamente com seus sócios ISIF Ásia de APNIC e FIRE de AFRINIC, um fórum aberto sobre uma linha de financiamento em torno do gênero, uma oficina sobre inovação e acesso e a entrega de prêmios dos vencedores da Seed Alliance.

Em 18 de dezembro, a Seed Alliance realizou sua cerimônia de premiação. Desde o Programa FRIDA são destacadas as duas iniciativas vencedoras da chamada em 2017: projeto educacional Armonia da Universidade de Oriente de Cuba e  organização Coding Rights do Brasil.

O NRO realizou um fórum aberto sobre os Registros Regionais da Internet com o objetivo de explicar a todos os participantes o que é, como foi feita a revisão da ASO e como está sendo realizada a transição do IPv4 para o IPv6.  

Por último, mencionar a participação de Laura Kaplan, gerente de desenvolvimento e cooperação de LACNIC,  no painel “Políticas públicas para implementar o IPv6 nos países em desenvolvimento. Experiências internacionais bem-sucedidas” conjuntamente com Tania Villa Trapala, Rosa Delgado, Paul Wilson, Carolina Aguerre e Rajesh Chharia.

O painel deu origem a um espaço para a troca de experiências em que os participantes chegaram a algumas conclusões, como incorporar o ponto de vista das múltiplas partes interessadas para abordar a implementação da Internet das Coisas e o IPv6, promover e divulgar as boas práticas dos casos empresariais que implementem o IPv6 e identificar líderes que promovam a transição do IPv6 em cada país, entre outros.