Estudo sobre a Governança das TIC nas universidades da América Latina

04/10/2014

Estudo sobre a Governança das TIC nas universidades da América Latina

A Rede CLARA realizou uma pesquisa sobre as práticas de governo relacionadas com as Tecnologias da Informação (TI) implementadas nas universidades latino-americanas.

O documento inclui as respostas acerca dos processos de governança que realizam as 204 instituições de 13 países da região contribuíram com informações para o estudo. O documento completo está disponível para todas as instituições através do correio

tical@redclara.net.

A participação de 204 instituições de 13 países da região no desenvolvimento do estudo representa uma primeira realização da comunidade TICAL, já que até a data não havia informações sistematizadas sobre o trabalho das universidades no marco da Governança das TIC.

O estudo foi realizado de 28 de abril a 15 de maio deste ano, e esteve a cargo das pesquisadoras da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS – Brasil), Angela Brodbeck e Jussara Musse, especialistas com vasta experiência no campo da governança.

Principais conclusões

Os resultados do estudo tem fornecido uma primeira visão sobre a Governança das TIC nas universidades da região, permitindo avaliar ações conjuntas para a transferência de conhecimentos e experiências entre os membros da comunidade.

Em relação com o instrumento de avaliação de COBIT, apesar de ser padronizado, as reflexões sobre seu uso tornaram clara a necessidade de melhorar as questões incorporadas para caracterizar universidades, a fim de permitir estruturar e definir as informações com maior exatidão em matéria de tamanho, estatuto jurídico e nível de penetração tecnológica das universidades.

Outra contribuição importante dessa pesquisa reside na aplicação de um método sistemático gerado para verificar a realidade das organizações a fim de definir as melhores práticas na gestão das TIC nas universidades, através de um marco de governança TI.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments