Diálogo sobre o futuro da Governança da Internet

20/09/2018

LACNIC organizou uma oficina intitulada “Diálogo de múltiplas partes interessadas sobre o futuro da governança da Internet”, com a participação de atores da comunidade técnica, acadêmica, empresarial, sociedade civil e representantes de governos, durante a reunião em Washington do Comitê Consultivo Permanente da Comissão Interamericana das Telecomunicações (CITEL).

Juntamente com a Internet Society (ISOC) e com a colaboração da CITEL, a atividade implementada por LACNIC consistiu na realização de dois painéis e, depois uma plenária de trabalho em grupos de discussão sobre os progressos obtidos anteriormente.

A primeira oficina, chamada Avanços nos processos de Governança da Internet na região, avaliou as contribuições feitas pelos espaços nacionais e regionais para o ecossistema geral de governança. Considerou-se que o processo tem sido dinâmico ao longo do tempo, embora atualmente tenham surgido novos desafios para poder continuar promovendo conversas sobre o futuro da Internet.

Moderado por Paula Oteguy, Oficial das Relações Estratégicas de LACNIC, o painel contou com a participação de Yolanda Martinez, representante do México; Santiago Reyes, representante do Canadá; Rodrigo de la Parra, da ICANN; Ana Lucía Lenis, do Google; e Pablo Bello, de ASIET.

Destacou-se o envolvimento de novos atores nos últimos anos, como os empreendedores, com ênfase especial colocada no valor do diálogo das múltiplas partes interessadas. Nesse sentido, houve consenso em que foram alcançadas contribuições interessantes, como a declaração da Internet como um direito humano no México, proposta que emergiu dos diálogos sobre Governança da Internet.

Outra concordância notável foi a contribuição destes espaços da Internet para o melhor desenho de políticas públicas. “O modelo alimenta os processos de decisão”, afirmou a moderadora do painel.

Os palestrantes concordaram que os espaços de governança melhoram as interações e alcançam uma plataforma regional muito mais coerente de discussão.

O segundo painel foi denominado Papéis e Desafios da Governança no Ambiente Governamental em que foi discutida a abordagem e a contribuição de tempo e recursos para a ampla gama de fóruns globais, regionais e locais, onde são discutidos os diferentes tópicos relevantes da Internet. A moderadora foi Amparo Arango da República Dominicana e participaram Nicolás Antoniello do Uruguai; Jeferson Nacif do Brasil; Anne Rachel de ARIN; Agustin Rossi de Public Knowledge; e Amy Álvarez de AT&T.

Posteriormente foi realizada uma atividade plenária em que os participantes foram divididos em três grupos para analisar as conclusões dos painéis. A maior coincidência dos grupos foi que o modelo de múltiplas partes interessadas contribui para o processo de decisão da Internet e facilita a tomada de decisões.

Documentos em CITEL. Durante a reunião da CITEL, LACNIC apresentou dois documentos informativos relacionados às atividades e iniciativas do RIR regional. O primeiro, sobre o WARP de LACNIC, com estatísticas sobre sensibilidades que preocupam na região, e o segundo documento sobre a iniciativa Ayitic Goes Global, que aborda o acesso ao emprego das mulheres no Haiti, através do desenvolvimento de

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail