Conselho do ASO AC sobre a Implementação da Política Global para a Alocação de Blocos de ASN aos RIR

08/10/2014

Conselho do Conselho de Endereços do ASO para a diretoria da ICANN e para o pessoal da ICANN que realiza a função da IANA respeito à implementação da Política Global da Autoridade de Números Designados na Internet (IANA) para a Alocação de Blocos de ASN aos Registros Regionais da Internet

Preâmbulo:

Em consonância com a responsabilidade do Conselho de Endereços do ASO de “assessorar à diretoria da ICANN sobre a política de alocação de recursos de numeração, conjuntamente com os Registros Regionais da Internet” estabelecido no Memorando de Entendimento ICANN/ASO, em 15 de abril de 2014, a ICANN escreveu para o Conselho de Endereços do ASO para pedir orientação sobre a interpretação da Política Global da Autoridade de Números Designados na Internet (IANA) para a Alocação de Blocos de ASN aos Registros Regionais da Internet, ratificada em 12 de setembro de 2010.

O pedido dizia o seguinte:

Os RIR tem feito uma pergunta sobre as alocações de números de AS aos RIR e sobre se o seu estoque de Números de AS de 16 bits pode ser posto de lado, ao avaliar um pedido de Números de AS adicionais do registro de ASN da IANA.

A política diz:

“Isso quer dizer que, sob essa política, até 31 de dezembro de 2010, os RIR podem receber da IANA dois blocos de ASN diferentes, um para ASN de 16 bits e outro para ASN de 32 bits. Depois dessa data, a IANA e os RIR vão deixar de diferenciar entre ASN de 16 bits e ASN de 32 bits, e vão alocar ASN de um espaço de alocação não diferenciado de 32 bits.”

Nossas perguntas incluem (mas não se limitam a) as seguintes:

1. Isso dá certa flexibilidade à ICANN para continuar permitindo que os RIR mantenham um pool de 16 bits independentes ao avaliar os pedidos de Números de AS?

2. Como está relacionada esta política com a política regional, se for o caso?

Esta é a resposta formal ao pedido de assessoramento enviado pela ICANN ao Conselho de Endereços do ASO.

Conselho:

Depois de consultar às comunidades de numeração da Internet através dos respectivos RIR, o Conselho de Endereços do ASO tem atingido o consenso geral da comunidade e recomenda que a IANA implemente a Política Global para a Alocação de Blocos de ASN aos Registros Regionais da Internet da seguinte forma:

1. Ao avaliar se um RIR é elegível para receber um ou mais blocos adicionais da IANA de acordo com a Seção 3, a IANA deve considerar o uso do pool total não diferenciado de ASN que contem tanto ASN de 16 bits (de 0 a 65535) quanto ASN de 32 bits (de 65536 a 4294967295).

2. A forma em que os RIR gerenciam seu pool não diferenciado é uma consideração de cada RIR, de acordo com suas políticas e procedimentos operacionais.

Observar que se os ASN de 16 bits (de 0 a 65535) e os ASN de 32 bits (de 65536 a 4294967295) forem tratados de forma diferente poderia resultar em um estado em que uma parte do pool não diferenciado seria usada completamente, entanto que a outra parte permaneceria subutilizada, provocando assim que o uso total seja o suficientemente baixo como para evitar que o RIR possa ser elegível para receber ASN adicionais.

3. O ASO AC gostaria de reafirmar seu conselho emitido em junho de 2013: “Não há nenhum requisito na política que requeira formar o bloco de 1024 Números de AS a partir de um conjunto de números contíguos, pelo que é aceitável alocar a partir de dois ou mais faixas de valores diferentes.”

De acordo com esse conselho, pode continuar a prática anterior segundo a que um RIR tem a opção de pedir um bloco de 1024 Números de AS, que consiste em um bloco não contíguo de uma quantidade específica de ASN de 16 bits (de 0 a 65535) e ASN de 32 bits.

Louie Lee
Presidente, Conselho de Endereços ICANN ASO

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail