Comunidade de LACNIC inicia revisão das funções da ASO

26/04/2018

A comunidade de LACNIC começou a analisar e discutir a estrutura e as funções da Organização de Suporte a Endereços (ASO), a entidade encarregada de elaborar recomendações para a Diretoria da ICANN sobre o endereçamento dos Protocolos da Internet (IP).

Esta revisão da ASO na comunidade de LACNIC faz parte de uma recomendação feita aos Registros Regionais da Internet (RIR) pela auditoria realizada pela consultoria independente ITEMS – uma auditoria exigida a todas as organizações de suporte da ICANN.

Após uma resolução da Diretoria de LACNIC, em que considera que são necessários ajustes na estrutura e nos procedimentos da ASO, a comunidade da região iniciou neste mês o processo de discussão sobre os possíveis ajustes a serem feitos.

“Como há mudanças significativas no ambiente da ICANN, essa recomendação chega aos RIR que vamos analisar conjuntamente com toda a comunidade de LACNIC”, disse Kevon Swift, líder de Relações Estratégicas e Integração de LACNIC.

Durante este processo de consulta será revisada a estrutura da ASO, o relacionamento com a Diretoria da ICANN, seus procedimentos administrativos, a parte estratégica sobre como a comunidade de números está relacionada dentro da ICANN, entre outros aspectos, enfatizou Swift.

Na região de LACNIC já foi criada uma lista de discussão e celebrado um primeiro webinar informativo com Oscar Robles, CEO de LACNIC, e outros membros da comunidade, para informar sobre os detalhes da revisão da ASO e encorajar interações de pessoas interessadas na região da América Latina e o Caribe.

Os próximos passos serão no dia 2 de maio no Panamá durante o LACNIC 29, com uma sessão informativa (20h40 UTC) e a consulta pública (21h30 UTC), as duas com participação presencial e remota.

Depois de 7 a 26 de maio, será habilitado outro período de intercâmbio on-line sobre os resultados coletados durante a consulta durante o LACNIC 29, permitindo mais contribuições de membros da comunidade de maneira aberta e transparente nesse período.

Por último, os resultados serão incluídos em um relatório geral com propostas consensuais e representativas da comunidade sobre o papel, a função e a estrutura futura da ASO na ICANN. Este documento será discutido com as propostas dos outros RIR e será buscada uma posição de consenso entre todos.

Swift salientou que esta revisão serve para esclarecer qualquer confusão existente entre o que faz a ASO e o que faz o NRO, e também coloca a transformação da ICANN à consideração da comunidade. “É uma ótima oportunidade para esclarecer e dar mais precisão a essas questões de governança”, afirmou o especialista de LACNIC. 

Mais informações sobre a revisão da ASO clicando aqui.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail