Vencedores do concurso de certificados digitais

28/10/2021

No âmbito do #LACNIC36 LACNOG 2021, foi realizado um concurso de criação de ROAs (Route Origin Authorization), convocado pelos grupos de trabalho de Routing, capacitação e NOG do LACNOG. A atividade, que contou com o apoio do ISOC, LACNIC e LAC-IX, teve o objetivo de impulsionar a adoção do RPKI entre as operadoras da região, favorecendo as ações de melhoria e fortalecimento do sistema de roteamento da Internet.

Seis das 37 organizações participantes (ver gráfico) foram premiadas após conseguirem proteger com o RPKI uma boa porcentagem de sus prefixos.

Israel Rosas, um dos instrutores do concurso, contou que durante a semana do evento, foi observado um grande avanço entre as operadoras da região, na criação de ROAs.

No primeiro dia do evento os organizadores entregaram formulários de registro aos participantes e, no final do concurso, com o número de sistema autónomo revisaram, no laboratório MANRS se cumpriam com seus ROAs e se foram bem gerados. Também foi verificado que a criação tenha sido realizada durante a semana do concurso.

Para determinar os vencedores, o júri verificou a informação com o observatório do MANRS, do RIPE stat e a ferramenta do LACNIC (sistema MEU LACNIC ou sistema de administração de recursos dos NIR: NIC.br e NIC.mx).

Rosas convidou as operadoras a continuarem gerando seus ROAS. “(Isso) faz com que a Internet seja mais segura para todos. Não percam nossos rastros, com muito prazer lhe daremos orientação ou os direcionaremos com as pessoas que poderão orientá-los”, acrescentou. Por consultas entre contato através de evega@nog.lat