Tutoriais online sobre operação de redes IPv6 e roteamento seguro

15/04/2020

Tutoriais online sobre operação de redes IPv6 e roteamento seguro

LACNIC 33 oferecerá dois tutoriais abertos para toda a comunidade e um destinado aos associados do LACNIC durante o seu evento online que será realizado do dia 4 ao dia 8 de maio.

Com esta nova modalidade é importante cadastrar-se previamente aqui, para participar dos tutoriais abertos e demais atividades virtuais da semana.

IPv6 e roteamento seguro. Na segunda-feira 4 de maio das 14 às 15:50 UTC, será realizado o tutorial “Operação de redes IPv6” sob a instrução de Jorge Cano, Uesley Correa e Alejandro Acosta.

Este tutorial abordará tópicos relacionados à operação de redes IPv6 e permitirá que os interessados em implementar o referido protocolo contem com as ferramentas para fazê-lo. Segundo a agenda do tutorial, os instrutores vão compartilhar seus conhecimentos sobre as características dos endereços IPv6, os requisitos para publicar através do BGP prefixos IPv6, a forma de evitar o consumo de endereços IPv4 e os melhores mecanismos de transição para o novo protocolo.

Por sua vez, o tutorial sobre roteamento seguro será realizado na quinta-feira 7 das 14:00 às 15:00 (hora UTC), sob o comando de Mariela Rocha, Erika Vega e Guillermo Cicileo. O treinamento abrangerá as últimas ferramentas e as melhores práticas de segurança em roteamento na Internet. Serão apresentados, especialmente, os temas de route-leaks e o sequestro de rotas (hijacks), bem como outros problemas que afetam o BGP, analisando as opções que as operadoras têm para solucioná-los.

Também serão aprofundados os tópicos: sistema de validação desenvolvido pelo LACNIC e pelo NIC MX no projeto FORT, Internet Routing Registry do LACNIC, UP-DOWN em RPKI e a possibilidade de ter uma CA própria.

Para os associados. Na sexta-feira 8 das 14:00 às 14:50 (hora UTC), haverá um tutorial especial para associados do LACNIC, no qual o objetivo principal será conhecer a fundo o uso e as funcionalidades do MiLACNIC.  Está orientado a representantes de organizações que já são associadas e que possuem recursos IPv4 e/ou IPv6 alocados diretamente pelo LACNIC.

Cadastre-se aqui para participar

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments