LACNIC

Eventos

Tutoriais no LACNIC 34-LACNOG 2020

16/09/2020

LACNIC34 LACNOG 2020 oferecerá uma proposta variada de treinamento e formação que incluirá cinco tutoriais sobre tópicos como: interconexão e roteamento de Internet, segurança de rede com RPKI, operação de redes IPv6, administração de recursos numéricos e DNSSEC.

Nesta edição do segundo encontro anual da comunidade técnica da Internet destaca-se, especialmente, o tutorial de interconexão e segurança no roteamento e o retorno do tutorial DNSSEC, num formato mais interativo para os participantes.

Segurança de rede com RPKI.  O primeiro tutorial será na sexta-feira 2 de outubro com a capacitação “Segurança de rede com RPKI: modo hospedado e modo delegado” a cargo de Eduardo Barasal Morales, Tiago Jun Nakamura e Carlos Ortíz.

Estes três especialistas abordarão como cuidar da segurança das redes, sobretudo neste momento de maior uso da Internet em razão do distanciamento físico determinado pela pandemia. Barasal, Nakamura e Ortiz trabalharão sobre o funcionamento dos ataques de sequestro de prefixos e vazamento de rotas, explicando qual a importância de os sistemas autônomos utilizarem RPKI.

Através de um exemplo prático, os participantes aprenderão a publicar os ROAs e a utilizar os modos hospedado e delegado.

Operação de redes IPv6.  Em tempos em que a região vem registrando aumento na implementação do IPv6, torna-se um momento propício para treinar a comunidade sobre a operação de redes deste protocolo. Alejandro Acosta, Uesley Correa e José Cotúa serão os responsáveis pelo tutorial “Operação de redes em IPv6”, destacando-se como novidade a implementação do IPv6 na última milha. Este tutorial será realizado na segunda-feira 5 de outubro.

Validação do DNS. O terceiro tutorial será sobreDNSSEC (um conjunto de extensões de segurança do protocolo DNS que permite validar criptograficamente as respostas enviadas pelos servidores de DNS) ministrado por Nicolás Antoniello e Carlos Martínez.

Após uma breve revisão sobre criptografia, Antoniello e Martínez abordarão as noções fundamentais do DNSSEC. Ambos os especialistas farão uma atividade de oficina para interagir mais com o auditório e fazer exercícios mais simples. Para aproveitar melhor a atividade, é importante se conectar de um computador e não de um dispositivo móvel.

Funções de MI LACNIC. Na quinta-feira 8 acontecerá o tutorial Administração de Recursos MILACNIC para os associados. Orientada às organizações que possuem recursos IPv4 ou IPv6 alocados pelo LACNIC, esta oficina busca aprofundar sobre o uso e as funcionalidades da plataforma MILACNIC.

Interconexão e roteamento seguro. Erika Vega, Nicolás Antoniello e Guillermo Cicileo serão os responsáveis pelo tutorial sobre Interconexão e segurança no roteamento, que acontecerá na quinta-feira 8, logo após a oficina sobre MILACNIC.

Durante três horas, os participantes poderão aprender como analisar seu tráfego de redes para a tomada de decisões sobre interconexão, bem como conhecer mais detalhes sobre informação técnica e modelos de negócios de intercâmbio de tráfego. Este tutorial analisará os fundamentos, as relações de negócio e os aspectos técnicos do intercâmbio de Tráfego, Peering e a rede de distribuição de conteúdo (CNDs).

Os tutoriais contarão com interpretação e transcrição simultânea em espanhol, inglês e português. Para participar dos tutoriais faça a sua inscrição aqui.