• Newsletter

  • Boletim informativo de LACNIC para a comunidade da Internet

Eventos

Feed
Cambiar tamaño de fuente:

30/04/2019

Três painéis imperdíveis no LACNIC 31

Tudo pronto para LACNIC31, a primeira reunião do ano da comunidade da Internet da América Latina e o Caribe, que acontecerá entre os dias 6 e 10 de maio em Punta Cana.

A agenda inclui três painéis com palestrantes proeminentes e a participação de pessoas da comunidade para compartilhar suas experiências em programas promovidos por LACNIC. Também está prevista uma sessão especial com pioneiros da Internet da região, por ocasião do 50º aniversário do envio do primeiro pacote de dados entre dois computadores. Os três painéis podem ser acompanhados por streaming com tradução simultânea.

Os pontos fortes da Internet. O impulso que LACNIC deu ao fortalecimento da infraestrutura da Internet na região será refletido em um painel que será realizado na quinta-feira 9, às 16h45 aproximadamente (horário dominicano). Contará com a participação de diferentes atores dos programas desenvolvidos pelo RIR regional para promover a criação de infraestruturas e capacidades técnicas nos territórios da América Latina e o Caribe.

Neste painel serão ouvidas algumas vozes de membros de organizações que participaram do projeto +RAIZES sobre a implementação de cópias de root-servers, do projeto AMPARO em apoio à criação de Centros de Resposta a Incidentes em Segurança Informática (CSIRTs), do Desafio IPv6 que premia a adoção do IPv6 na região e das Oficinas de Interconexão que promovem uma melhor Internet em cada país.

Guillermo Cicileo, líder de Pesquisa e Desenvolvimento em infraestrutura da Internet de LACNIC, será o responsável de moderar a participação dos painelistas Rodrigo Benítez do NIC.PY (+RAIZES), Carmen Denis da Universidade Autônoma de Yucatán (vencedores do Desafio IPv6), Lizania Pérez de Indotel (Oficinas AMPARO) e Wanda Perez do capítulo ISOC-DO (oficinas de interconexão).

Experiências desde a comunidade Na sexta-feira 10, pela manhã (horário local), será realizado o painel “Promovendo o Desenvolvimento da Internet na América Latina e o Caribe com atores regionais”, em que serão compartilhadas iniciativas de LACNIC e de sócios da comunidade que pretendem promover o desenvolvimento da Internet. Serão apresentadas quatro iniciativas: os eventos itinerantes “LACNIC on the Move”; o Campus de capacitação on-line de LACNIC; o programa de capacitação e gênero Ayitic Goes Global; e o programa de prêmios e subsídios FRIDA.

As histórias estarão focadas no desenvolvimento de habilidades digitais e técnicas da comunidade pensadas para promover o uso proveitoso da Internet bem como a consolidação de uma rede mais estável, segura e robusta.

Carolina Caeiro será a responsável do painel, que contará com a história de Louis Jr Bien-Aimé e Marlene Sam por Ayitic Goes Global; a rede comunitária Atalaya Sur, premiada por FRIDA; de Clara Collado de NIC.do por sua experiência em LACNIC On the Move; e de Camen Denis da UADY pela formação de sua equipe através do Campus on-line de LACNIC.

Meio século de dados. O terceiro painel destacado, Pioneiros da Internet, está programado para a sexta-feira perto do meio-dia (11h45 horário local). Como parte do 50º aniversário do primeiro envio do pacote pela Internet, diferentes referentes da região irão compartilhar suas experiências com o início da Internet na América Latina e o Caribe. Participarão Lito Ibarra (El Salvador), Peter Harrison (Jamaica), Demi Getschko (Brasil) e Daniel Trujillo (México). Tomás Lynch será o encarregado de liderar esta palestra que promete contar as melhores histórias do início da rede.

Você poderá acompanhar as sessões ao vivo clicando aqui.