Semana da Internet em Trinidad e Tobago

31/10/2018

Trinidad e Tobago viveu quatro dias intensos com a chamada Internet Week Trinidad & Tobago, uma semana dedicada à promoção do desenvolvimento da Internet, à capacitação de profissionais em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e à criação de capacidades para enfrentar eventuais vulnerabilidades da infraestrutura crítica da rede.

Neste contexto, LACNIC desempenhou um papel de liderança, uma vez que organizou três oficinas sobre empreendedorismo, interconexão e segurança de computadores, que contaram com a participação de mais de 200 pessoas.

As oficinas de empreendedorismo e interconexão fazem parte de um projeto conjunto entre LACNIC e o Google da América Central e do Caribe que visa fortalecer simultaneamente o ecossistema de empreendedorismo e a conectividade local. Enquanto isso, a capacitação sobre segurança está enquadrada no projeto AMPARO de LACNIC.

Ferramentas digitais. A atividade de empreendedorismo em Trinidad e Tobago contou com mais de 80 participantes e foi ministrada por Inés Peralta Agüero, líder em mercados para a América Central e o Caribe no Google. A oficina esteve focada em como os empreendedores podem fazer melhor uso do marketing digital apoiados nas ferramentas do Google. Além disso, procurou-se que as PyMES locais tenham elementos para que possam consolidar os seus empreendimentos e, assim, aumentar o valor agregado e gerar emprego no mercado digital.

LACNIC e o Google também organizaram uma oficina sobre interconexão e otimização do tráfego local de IP, abrangendo aspectos técnicos como o novo Protocolo de Internet (IPv6), a segurança de roteamento (RPKI), os modelos de pares, os padrões abertos e os servidores raiz. A oficina de interconexão foi facilitada por Arturo Servin, gerente de estratégia de interconexão para a África, a América Latina e o Caribe no Google, e Guillermo Cicileo, responsável pelo Programa de Segurança e Estabilidade da Internet de LACNIC.

Segurança em TT. LACNIC completou sua contribuição para a Internet Week de Trinidad e Tobago com um workshop de segurança cibernética, apoiado pela Equipe Nacional de Resposta a Incidentes de Segurança Informática (CSIRT). Cerca de 50 profissionais das agências de segurança, da academia e das organizações públicas e privadas mais importantes de Trinidad e Tobago participaram do curso de dois dias, no qual os problemas emergentes de segurança cibernética foram abordados e houve uma tentativa de promover a criação de mais CSIRTs. A oficina foi ministrada por Graciela Martínez, responsável pelo WARP de LACNIC, e por Ernesto Pérez, coordenador da CSIRT CEDIA no Equador. Martinez salientou o nível de técnicos e profissionais em Trinidad e Tobago e afirmou que os participantes compreenderam a ideia da oficina de formar equipes para gerenciar os incidentes de segurança e fortalecer a infraestrutura crítica da Internet.

Por sua vez, Kevon Swift, líder das Relações Estratégicas e Integração de LACNIC, destacou que a modalidade da Internet Week -uma experiência já realizada em outros países do Caribe- foi muito auspiciosa na medida em que permite a múltiplos atores fazer uma intervenção única e concisa sobre a Internet em prol de pequenas comunidades locais.

 

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail