• Newsletter

  • Boletim informativo de LACNIC para a comunidade da Internet

Eventos

Feed
Cambiar tamaño de fuente:

31/10/2018

Semana da Internet em Trinidad e Tobago

Trinidad e Tobago viveu quatro dias intensos com a chamada Internet Week Trinidad & Tobago, uma semana dedicada à promoção do desenvolvimento da Internet, à capacitação de profissionais em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e à criação de capacidades para enfrentar eventuais vulnerabilidades da infraestrutura crítica da rede.

Neste contexto, LACNIC desempenhou um papel de liderança, uma vez que organizou três oficinas sobre empreendedorismo, interconexão e segurança de computadores, que contaram com a participação de mais de 200 pessoas.

As oficinas de empreendedorismo e interconexão fazem parte de um projeto conjunto entre LACNIC e o Google da América Central e do Caribe que visa fortalecer simultaneamente o ecossistema de empreendedorismo e a conectividade local. Enquanto isso, a capacitação sobre segurança está enquadrada no projeto AMPARO de LACNIC.

Ferramentas digitais. A atividade de empreendedorismo em Trinidad e Tobago contou com mais de 80 participantes e foi ministrada por Inés Peralta Agüero, líder em mercados para a América Central e o Caribe no Google. A oficina esteve focada em como os empreendedores podem fazer melhor uso do marketing digital apoiados nas ferramentas do Google. Além disso, procurou-se que as PyMES locais tenham elementos para que possam consolidar os seus empreendimentos e, assim, aumentar o valor agregado e gerar emprego no mercado digital.

LACNIC e o Google também organizaram uma oficina sobre interconexão e otimização do tráfego local de IP, abrangendo aspectos técnicos como o novo Protocolo de Internet (IPv6), a segurança de roteamento (RPKI), os modelos de pares, os padrões abertos e os servidores raiz. A oficina de interconexão foi facilitada por Arturo Servin, gerente de estratégia de interconexão para a África, a América Latina e o Caribe no Google, e Guillermo Cicileo, responsável pelo Programa de Segurança e Estabilidade da Internet de LACNIC.

Segurança em TT. LACNIC completou sua contribuição para a Internet Week de Trinidad e Tobago com um workshop de segurança cibernética, apoiado pela Equipe Nacional de Resposta a Incidentes de Segurança Informática (CSIRT). Cerca de 50 profissionais das agências de segurança, da academia e das organizações públicas e privadas mais importantes de Trinidad e Tobago participaram do curso de dois dias, no qual os problemas emergentes de segurança cibernética foram abordados e houve uma tentativa de promover a criação de mais CSIRTs. A oficina foi ministrada por Graciela Martínez, responsável pelo WARP de LACNIC, e por Ernesto Pérez, coordenador da CSIRT CEDIA no Equador. Martinez salientou o nível de técnicos e profissionais em Trinidad e Tobago e afirmou que os participantes compreenderam a ideia da oficina de formar equipes para gerenciar os incidentes de segurança e fortalecer a infraestrutura crítica da Internet.

Por sua vez, Kevon Swift, líder das Relações Estratégicas e Integração de LACNIC, destacou que a modalidade da Internet Week -uma experiência já realizada em outros países do Caribe- foi muito auspiciosa na medida em que permite a múltiplos atores fazer uma intervenção única e concisa sobre a Internet em prol de pequenas comunidades locais.