LACNIC

Eventos

Reunião de Grupos de Resposta a Incidentes de Segurança da Região

08/05/2020

Durante a reunião de Grupos de Resposta a Incidentes de Segurança do LAC (CSIRTs), no encerramento do LACNIC 33, cerca de meia centena de especialistas de 11 países da região, estiveram analisando ferramentas para enfrentar as novas estratégias dos ciber criminosos e as últimas modalidades de ataques cibernéticos ocorridos durante a pandemia pelo coronavírus.

No encontro, realizado online, foram compartilhadas estatísticas atualizadas sobre incidentes informáticos e golpes cibernéticos ocorridos na América Latina e no Caribe.

Houve também apresentações de referentes em segurança para aprofundar os conhecimentos sobre incidentes informáticos dos profissionais da região.

 “Esta reunião de CSIRTs foi consolidada como um espaço de trabalho de troca de experiências entre os atores da região da América Latina e do Caribe vinculados aos tópicos de segurança”, afirmou Graciela Martínez de LACNIC.

Foi uma troca enriquecedora de conhecimentos entre os participantes, tratando de fortalecer as organizações públicas e privadas da região na prevenção e mitigação do impacto de incidentes de segurança cibernética. Participaram referentes da comunidade técnica, empresas privadas, universidades e a sociedade civil.

A sessão contou com quatro palestras de interesse para os Centros que abordam tópicos relacionados a incidentes de segurança por conta da pandemia do covid; uma dissertação técnica sobre segurança de DNS e treinamentos relacionados ao desenvolvimento de capacidades e respostas em segurança com novos enfoques.

LACNIC é um ator de referência reconhecido pela comunidade técnica e pelas organizações internacionais por seu trabalho na prevenção, detecção e resposta a incidentes de segurança cibernética.

Este ano o RIR da América Latina e do Caribe anunciou a constituição do Centro de Resposta a Incidentes em Segurança Cibernética (CSIRT LACNIC), sob o comando de Graciela Martínez. Este novo serviço foi criado após o desenvolvimento obtido durante cinco anos pelo WARP do LACNIC.

O CSIRT LACNIC buscará intensificar a coordenação entre a comunidade regional e a comunidade internacional sobre os incidentes de segurança cibernética e as boas práticas para mitigar seus possíveis efeitos na Internet.