LACNIC

Eventos

Rafael “Lito” Ibarra Prêmio recebe o Trajetória 2020 do LACNIC

06/10/2020

O Registro de endereçamentos da Internet da América Latina e Caribe (LACNIC) entregou a Rafael “Lito” Ibarra o Prêmio Trajetória 2020 por sua contribuição ao desenvolvimento e implementação da Internet na América Latina e no Caribe.

Ibarra, oriundo de El Salvador e referente regional em Tecnologias da Informação, contribuiu com a sua destacada experiência para consolidar os processos nacionais e regionais da Internet.

A distinção foi anunciada pelo diretor executivo do LACNIC, Oscar Robles, durante o evento online LACNIC34 LACNOG2020.

Ibarra foi um dos pioneiros dentro do contexto local da Internet em El Salvador, contribuindo, também, para a sua consolidação e implementação nos territórios de cobertura do LACNIC.

Impulsor do modelo colaborativo de Internet na América Latina e no Caribe, junto a outros colegas, Ibarra é uma figura de renome em múltiplas esferas da comunidade técnica, a comunidade académica e o ecossistema TIC da região do LACNIC.

É considerado o “Pai da Internet” em El Salvador, já que foi ele quem protagonizou a conexão da Internet para esse país, tramitando perante Joel Postel (IANA) o gerenciamento do domínio de nível superior correspondente a seu país SV, recebendo, em dezembro de 1995, um bloco de 65 mil endereços IP para iniciar a conectividade.

Compromisso pessoal. Robles destacou o compromisso pessoal de Ibarra que transcende sua função em todas as organizações das quais forma parte. Trata-se de uma pessoa que participa ativamente, esforçando-se para incentivar uma maior participação das mulheres na tecnologia, impulsiona o engajamento de jovens (incluindo aqueles de contextos vulneráveis) no ecossistema de tecnologia e Internet, possuidor de um profundo interesse e compromisso por divulgar conhecimentos sobre a Internet.

A nível internacional, Ibarra é membro da Diretoria da ICANN desde 2015, onde representa a região e expõe as necessidades do sul global, e foi membro da Diretoria do LACNIC de janeiro de 2010 a 2018, fundador da Diretoria de CLARA e fundador e primeiro presidente do LACTLD, formando parte também da sua diretoria entre 2006 e 2012.

Lito Ibarra foi selecionado como Prêmio Trajetória 2020 por um júri formado por: Carolina Aguerre, Rodrigo de la Parra, Wardner Maia, Bernadette Lewis, Luis Furlán e Max Larson Henry.

A Diretoria do LACNIC criou o “Prêmio Trajetória” em 2009 para distinguir profissionais com trajetória no ecossistema da Internet da América Latina e do Caribe, assim como para promover valores como o trabalho colaborativo, a inovação e o impulso de uma visão comum para o desenvolvimento da Internet na região. Desde sua primeira edição em 2009, o prêmio foi entregue a 19 líderes de 13 países da região.