Primeiro LACIGF on-line em setembro

28/08/2020

Primeiro LACIGF on-line em setembro

De 8 a 10 de setembro acontecerá a primeira reunião on-line do Fórum de Gobernança de Internet da América Latina e do Caribe (LACIGF), o espaço regional de análise, discussão e troca de ideias sobre o desenvolvimento da Internet e seu impacto em todos os aspectos da sociedade.

O encontro 2020 sobre o processo regional de governança da Internet, que estava previsto para que acontecesse de forma presencial em Santiago do Chile, será realizado através da plataforma Zoom, devido à pandemia causada pela Covid-19.

O LACIGF é um espaço aberto de troca de ideias, discussão e aprendizado da comunidade, onde todas as partes interessadas dão o seu ponto de vista em relação aos desafios que a Internet impõe para o desenvolvimento da Sociedade da Informação.

Neste ano tão particular, o disparador das discussões será a irrupção do novo coronavírus, alterando significativamente a forma na qual a sociedade se comunica e utiliza a Internet. A pandemia tem sido um catalisador para o uso massivo da Internet em todos os âmbitos, desvendando desigualdades e, ao mesmo tempo, permitindo mitigar seu impacto. Na agenda, ajustada pelo comitê do programa e baseada em uma enquete feita à comunidade, propõem-se refletir sobre o impacto do coronavírus no uso massivo da Internet na sociedade.

Fortalezas e inclusão.  Na terça-feira 8,após a abertura, será abordada a temática “Inclusão Digital: modelos para uma Internet inclusiva”, uma mesa de análise que busca identificar os principais avanços e lacunas no desenvolvimento e na implementação de modelos e alternativas para a inclusão digital.

Posteriormente a sessão continuará com “Internet e Pandemia: oportunidades e impactos em direitos humanos das tecnologias implementadas”; onde será abordado o papel que as referidas tecnologias implantadas na pandemia tiveram para a proteção dos direitos humanos.

Na quarta-feira 9, os participantes discutirão sobre “Transformação digital, aceleração e uso de novas tecnologias no mundo pós COVID-19”, contando com dois painéis fundamentais: o fomento da presença digital e o futuro do trabalho.

A agenda prevê continuar com a sessão sobre “Conectar os desconectados: desafios na infraestrutura e regulação tanto dos ODS quanto dos desafios da pandemia na LATAM”. Este é um dos maiores desafios, já que, cerca de 49% dos habitantes da região têm acesso à Internet.

O último dia das sessões, quinta-feira 10, começará com o tópico “Governança da Internet, gênero e interseccionalidade: O que a focalização de gênero poderia fazer pelas políticas de tecnologia? A seguir, será discutido o tema “Um novo ciclo para LACGF: oportunidades para a participação da comunidade e a incidência em políticas da Internet da nossa região.

LACNIC, promotor do modelo colaborativo de Internet, destaca principalmente a evolução do Fórum e os avanços obtidos, bem como os desafios que estão por vir. “Esta situação única a nível global de pandemia, trouxe à tona as vantagens e virtudes da Internet, e, por outro lado, desvendou assuntos poucos visíveis, mas de grande relevância, nos quais temos que trabalhar”, afirmou Ernesto Majó, diretor executivo adjunto do LACNIC.

Para participar do evento cadastre-se aqui.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments