Presidente da Diretoria do LACNIC salientou a transparência da organização

06/05/2020

Presidente da Diretoria do LACNIC  salientou a transparência da organização

O presidente da Diretoria do LACNIC, Warder Maia, salientou a transparência da organização encarregada de administrar os recursos numéricos da Internet da América Latina e do Caribe, detalhando que todas as suas deliberações e atas estão disponíveis para a comunidade na página web do RIR regional.

Durante a sua apresentação no LACNIC 33, Maia mostrou-se grato pela alta participação no primeiro dia de atividades do primeiro evento online do LACNIC e assegurou que uma vez finalizada a emergência sanitária, haverá tempo para organizar um encontro presencial com os “amigos e membros da comunidade” da região.

O executivo destacou as diferentes formas de trabalho da diretoria durante o ano 2019, com nove reuniões anuais de teletrabalho e três encontros presenciais nos eventos do LACNIC e no encerramento do ano.

Assegurou que no último ano a Diretoria dedicou tempo e esforço para garantir que os espaços de participação do LACNIC sejam inclusivos, integradores e seguros, e desta forma favorecer uma troca de ideias ampla e diversa.  Enfatizou que ano de 2019 a Diretoria trabalhou na criação de documentos sobre Lineamentos de Transparência do LACNIC e Código de Conduta da Comunidade do LACNIC. Nesse sentido, Maia destacou que a transparência é um valor fundamental do LACNIC, portanto são realizados os melhores esforços para facilitar o acesso de qualquer pessoa interessada à informação gerada na organização.

Na sua apresentação, o presidente da Diretoria do LACNIC frisou duas deliberações tomadas pela organização durante o ano 2019: o posicionamento sobre Bloqueio de Sites na Internet e o posicionamento do LACNIC para turbinar a implementação do IPv6.

Com a comunidade. Laura Kaplan, gerente de Desenvolvimento e Cooperação do LACNIC, apresentou um relatório de ações com a comunidade da região, no qual salientou a identificação e remoção de obstáculos para a participação plena das mulheres técnicas nos eventos do LACNIC, a reestruturação do programa FRIDA com um novo foco na estabilidade e segurança da Internet e a apresentação de um livro junto com organizações da região, titulado “Desenvolvimento da Comunidade do LACNIC”.

Assista às sessões completas  aqui (em espanhol)

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments