Palestras e tutoriais de alto nível no LACNIC 30

20/09/2018

Palestras e tutoriais de alto nível no LACNIC 30

Rosario (Argentina) acolhe a comunidade da Internet da América Latina e o Caribe de 24 a 28 de setembro no Centro de Convenções Ros Tower. A reunião LACNIC 30 LACNOG 2018 contará com a participação de palestrantes internacionais, e a realização de oficinas, painéis e tutoriais sobre segurança, políticas para a administração de recursos da Internet, geolocalização, Sistema de Certificação de Recursos (RPKI), Internet Protocol Versão 6 (IPv6), extensões de segurança do DNS (DNSSEC), entre outros assuntos relevantes.

Uma das conferências relevantes vai acontecer na terça-feira 25, às 12.00 UTC, com a dissertação do especialista Hervey Allen, quem trabalha para o Network Startup Resource Center.

Allen tem muitos anos de experiência na solução e ajuda com os problemas de conectividade das universidades, redes nacionais de pesquisa e educação, e tem colaborado na formação de profissionais de instituições, governos nacionais e grupos regionais.

Em sua conferência, Allen irá abordar a falta de conectividade no mundo e principalmente no Caribe, América do Sul e América Central. Além disso, ele vai falar sobre os modelos em uso de conectividade rural, bem como projetos de sucesso em cidades pequenas e médias.

“Vamos falar sobre o que vimos quando chega a conectividade e o que têm que fazer para preparar melhor conectividade”, antecipou Allen. Na dissertação, Allen vai aprofundar sobre novas tecnologias em uso hoje, e sobre propostas inovadoras de empresas como Google, Facebook, O3B e ferramentas modernas espaços em branco da TV, WiFi de longa distância, entre outras questões.

A conferência deste especialista, assim como todas as palestras principais durante LACNIC 30, pode ser assistida ao vivo pela Internet através do site do evento de LACNIC. A participação remota prevê a possibilidade de fazer perguntas e consultas aos palestrantes da reunião.

Geolocalização. A reunião contará com um painel sobre geolocalização onde será apresentada uma nova ferramenta de LACNIC para ajudar na localização dos endereços IP. Participarão como panelistas Carlos Alberto Ortiz (LACNIC), Massimo Candela (RIPE NCC), Ricardo Patara (NIC.br) e Jorgelina Striedinger (Digital Element). O moderador será Gerardo Rada (LACNIC).

Tutoriais. Haverá tutoriais sobre IPv6 avançado a cargo dos palestrantes Alejandro Acosta, Jordi Palet, Ariel Weher; outro sobre políticas chamado HANDS-ON: Mude as regras da Internet!, ministrado por Gianina Pensky; um sobre a aplicação de administração de recursos Mi LACNIC ministrado por Rodrigo Zambrana e Sergio Rojas; o tema segurança em DNSSEC também será ministrado por Mauricio Vergara, Sebastián Castro, Mauricio Oviedo e Hugo Salgado como instrutores; o tutorial do BGP e RPKI será guiado por Nicolás Antoniello, Mariela Rocha, Gerardo Rada, Erika Vega e Guillermo Cicileo; e o tutorial de Peering estará sob a responsabilidade de Nicolás Antoniello, Arturo Servín, Carlos Martinez e Guillermo Cicileo.

A agenda de LACNOG também será muito movimentada, com mais de 50 trabalhos apresentados ao Comitê Organizador.

Confira a agenda completa do evento aqui