Palestrantes de destaque e painéis sobre a comunidade regional no LACNIC31

28/03/2019

Palestrantes de destaque e painéis sobre a comunidade regional no LACNIC31

O evento LACNIC31 será hospedado pelo Instituto Dominicano das Telecomunicações (INDOTEL) e acontecerá no Centro de Convenções Barceló Bávaro Beach em Punta Cana, de 6 a 10 de maio.

No evento haverá tutoriais e diferentes painéis ministrados por palestrantes de destaque, que abordarão questões como o esgotamento do IPv4, os principais desafios para implementar o IPv6 na região, segurança, entre outras.

Gestão de incidentes de segurança. Durante LACNIC31 será realizada a Conferência regional de FIRST, organização global em resposta a incidentes.

Organizada conjuntamente com LACNIC e o CERT.br como coanfitrião, a conferência contará com três dias de atividades a cargo de especialistas internacionais e organizações de vanguarda como Kaspersky, Farsight, Abusix, entre outras.

O primeiro dia de atividades será na quarta-feira, 8 de maio, em que a sessão plenária será realizada. Serão abordadas questões relacionadas à Gestão de Incidentes de Segurança, discutida qual é a situação regional e apresentados casos reais de incidentes. Além disso, haverá uma sessão sobre como o MANRS pode ajudar a gestão de incidentes e outra sessão sobre alternativas para implementar os CSIRTs de acordo com o tipo de organização.

Os segundo e terceiro dia (9 e 10 de maio) serão destinados a cursos de capacitação e serão ministrados em espanhol. O encarregado de ministrar os cursos Fundamentos da análise forense de redes e Fundamentos de mitigação de ataques DDoS, será Javier Berciano, responsável pela área de resposta a incidentes de segurança cibernética do Instituto Nacional da Segurança Cibernética da Espanha (INCIBE-CERT) e membro da Diretoria do FIRST.

Os interessados em participar podem se cadastrar aqui e conferir a agenda completa aqui.

Palestrantes de destaque. Radia Perlman, uma engenheira americana batizada como “a mãe da Internet” pela sua descoberta que deu o empurrão definitivo à rede Ethernet nos anos 80, será uma das principais palestrantes do evento LACNIC 31.

Perlman, criadora do protocolo de árvore de abrangência (STP, Spanning Tree Protocol) que permitiu há 40 anos passar de conectar em rede algumas centenas de computadores para uma rede de milhares e depois milhões, vai falar no LACNIC 31 sobre “Thoughts on the Internet” (Pensamentos na Internet).

Em sua apresentação, a programadora americana abordará tanto as transformações positivas que a sociedade sofreu com a Internet (mercado global, Wikipédia) quanto as negativas (fraudes, sociedades polarizadas, notícias falsas).

Sua palestra também estará focada em questões técnicas (redes, TCP/IP, IPv6) e abordará os contrastes entre a teoria e a prática nos casos das certificações do DNS.

Outro orador de destaque será Charlie Kaufman, especialista em questões de segurança na Internet, tópicos em que ele vem trabalhando há mais de 25 anos e pelos que possui mais de 50 patentes.

Fórum Técnico e Painéis. Durante o evento será desenvolvido o Fórum Técnico de LACNIC, um espaço de intercâmbio e discussão da comunidade sobre tecnologias da Internet e implementações técnicas, com a apresentação de trabalhos de destaque por conta de especialistas da região.

Assim mesmo, serão realizados painéis sobre LACNIC e sua comunidade, com a história de seus protagonistas. No primeiro painel serão compartilhados casos de implementação do IPv6, a instalação de servidores raiz, a promoção dos CSIRTs nacionais e o fortalecimento dos IXPs regionais. Durante o segundo painel, participantes de projetos vencedores de FRIDA, do programa de capacitação Ayitic Goes Global, dos eventos LACNIC On the Move e do Campus LACNIC, compartilharão suas experiências.

No LACNIC31 também será desenvolvido um painel sobre os pioneiros da Internet, no marco do 50º aniversário da primeira mensagem enviada pela rede em 1969. Nesta reunião em Punta Cana será realizada uma conferência de pioneiros da região como uma prévia da conferência que acontecerá em outubro em Montevidéu.

Confira a agenda do

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments