Palestrantes de alto nível em LACNIC 29

26/04/2018

Especialistas em segurança de roteamento e na Internet das Coisas, especialistas em esgotamento do IPv4 e pesquisadores em novas ameaças cibernéticas, são destaque entre os principais palestrantes do evento LACNIC 29, que acontecerá de 30 de abril a 4 de maio no Panamá.

É possível assistir as conferências desses especialistas ao vivo por streaming  no site do evento de LACNIC.  A participação remota prevê a possibilidade de fazer perguntas e consultas aos palestrantes da reunião, que estará focada em como enfrentar o futuro imediato após o esgotamento do IPv4.

Mediante o streaming, também poderão ser acompanhadas todas as sessões da estreia do Fórum Técnico de LACNIC, nas que serão abordadas novas questões relevantes para a comunidade técnica e o desenvolvimento da Internet na América Latina e o Caribe.

O chefe tem a chave. A primeira conferência de destaque do LACNIC 29 será na terça-feira, 1° de maio, às 14h UTC, a cargo de Lee Howard, diretor da Retevia, uma empresa que fornece tradução IPv4 para redes que estão fazendo a transição para o IPv6. Howard analisará como ele acha que o IPv4 se irá comportar, e falará sobre como convencer os chefes das organizações para que as mesmas trabalhem no IPv6. Ele acredita que os provedores e organizações da Internet devem completar a transição rapidamente para o protocolo IPv6 antes que o mercado os force a fazê-lo de maneira acelerada.

Por sua vez, um dos palestrantes destacados na quarta-feira 2 de maio às 16.30h UTC será Nicolás Waisman. Waisman, na sua palestra “Viver e Morrer em busca do Threat Modeling”, planeja falar sobre segurança de computadores com um foco claramente ofensivo para tentar compreender como os atacantes de computadores se adaptaram às mudanças na tecnologia. “Será que realmente compreendemos contra que estamos nos defendendo, ou talvez nós estejamos buscando atores imaginários impulsionados pela mídia e pelos interesses econômicos?” irá disparar Waisman, e tentará responder esta e outras perguntas para conhecer, discutir e enfrentar o estado atual da segurança na Internet.

Segurança do roteamento.  Na quarta-feira das 21h30 às 22h UTC, Job Snijders dará uma conferência sobre a segurança do roteamento, chamada “Segurança Global de Roteamento – desafios e soluções”. Ele vai falar sobre a segurança dos sistemas de roteamento, alguns causados por erros de configuração e outros por atividades maliciosas. O especialista vai partilhar seus conhecimentos sobre como os filtros BGP podem ser criados para proteger as operações comerciais e que desafios técnicos estão por vir.

Na quinta-feira 3 de maio, às 20.00hs UTC Bob Hinden irá falar no LACNIC 29 sobre o IPv6, Segurança na Internet e a Internet das Coisas Inseguras. Sobre o IPv6, Hinden planeja contar a história de como foi desenvolvido, qual é sua situação hoje e quais os desafios no futuro. Em relação à Segurança na Internet, o especialista abordará alguns problemas enfrentados pela rede. Finalmente, sua palestra abordará problemas de segurança com a IoT, ataques recentes baseados na IoT e proporá soluções.

Confira a agenda completa aqui.

Suscríbete para recibir mensualmente las últimas novedades en tu mail Click here to subscribe and monthly receive the latest news in your inbox. Inscreva-se aqui para receber mensalmente as últimas novidades no seu e-mail